Mobilidade urbana volta a ser tema de Comissão Especial na Alepe

Em 11/05/2015 - 16:05
-A A+

A preocupação com políticas de transporte e circulação de pessoas e cargas nos municípios pernambucanos segue na pauta da Assembleia Legislativa. Nesta segunda (11), foi instalada a Comissão Especial de Mobilidade e Acessibilidade Urbana, que será presidida pelo deputado Zé Maurício (PP) e terá Sílvio Costa Filho (PTB) como vice-presidente.

Raquel Lyra (PSB) foi eleita relatora do colegiado. Ela comentou a recente visita que fez a Bogotá, na qual conferiu os resultados do projeto de mobilidade implantado na capital colombiana. O sistema integrado inclui corredores exclusivos para ônibus e quase 400 quilômetros de ciclovias fixas. “Esse é o grande desafio do Brasil hoje. Temos mais de 80% da população em áreas urbanas, e nos últimos 30 anos, não investimos em transporte público, observou.

Zé Maurício resgatou a importância do trabalho desenvolvido na legislatura passada pela comissão presidida por Sílvio Costa Filho. O parlamentar anunciou que o relatório de conclusão do colegiado vai ser apresentado na próxima reunião, com a participação de especialistas. “Temos a expectativa de dar à população respostas sobre esta que é uma preocupação internacional. Vamos apontar prioridades e contribuir para que as obras saiam do papel”, ressaltou.

Sílvio Costa Filho pontuou que o tema não admite divergências partidárias. “A primeira vez que se pensou em mobilidade no Estado foi na gestão do ex-governador Eduardo Campos, que realizou obras em parceria com o então presidente Lula”, indicou. Suplente da comissão, o deputado Júlio Cavalcanti (PTB) chamou a atenção para a realização de obras no interior. Também fazem parte do colegiado, os deputados Bispo Ossésio Silva(PRB) e Ricardo Costa(PMDB).