Pernambucanos proprietários de automóveis passaram a contar com mais uma garantia. Uma lei que entrou em vigor no último mês de junho obriga as montadoras de veículos, por intermédio de suas concessionárias ou importadoras, a fornecerem carro reserva similar ao do cliente em algumas situações como a retenção por mais de 15 dias pela falta de peças originais. A legislação teve como base um projeto de autoria do deputado Rodrigo Novaes, do PSD.
De acordo com o texto, o benefício também será concedido no caso da impossibilidade da realização do serviço no prazo da garantia contratada. O não cumprimento da lei acarretará em pagamento de multa e cassação do registro do produto junto ao órgão competente, entre outras penalidades.
Na opinião do autor do projeto, a legislação visa proteger o consumidor pernambucano, já que o carro é um importante instrumento de trabalho e a sua falta pode acarretar prejuízos.
O parlamentar acrescentou, ainda, que as concessionárias fazem de tudo para vender carros, mas muitas não têm em seu estoque peças para reposição. (R.V.)