Centro de Artesanato fortalece turismo no Bairro do Recife

Em 26/09/2012 - 00:09
-A A+

Um espaço para fomentar o comércio do artesanato pernambucano. O antigo Armazém 11, no Bairro do Recife, ao lado do Marco Zero, abriga, agora, o Centro de Artesanato de Pernambuco (Cape). O local, de mais de dois mil metros quadrados, dispõe de restaurante, auditório, lojas, peças de artesãos locais em exposição, mostra permanente e galeria de arte. O Centro foi inaugurado na tarde de ontem e o deputado Aluísio Lessa (PSB) destacou o assunto, no Plenário.

No Grande Expediente, o parlamentar informou que conheceu previamente as instalações, a convite do diretor de Promoção da Economia Criativa da Agência de Negócios de Pernambuco (AD/Diper), Roberto Lessa. “Foram investidos R$ 6,5 milhões. Estão expostas peças de cerâmica, vidro, tapeçaria, palha e barro com preços fixados pelo próprio artesão. A meta é que o Cape seja um grande cartão de visitas para turistas que desembarcam no Porto do Recife ou que visitam o Recife Antigo “, ponderou.

Projetado pelo arquiteto Carlos Augusto Lira, o local terá também ambientes decorados para que o visitante confira o impacto visual do artesanato em salas de estar e jantar; e uma mostra com objetos premiados da Galeria de Reciclados e Salão de Arte Popular da Fenearte. A área destinada às lojas contará com mil metros quadrados, dividida nos setores: mestres, souvenires, artesanato contemporâneo, cestaria, têxtil, trabalhos manuais e brinquedos populares. Cada peça será sinalizada com o nome do artesão, o telefone de contato e o município de origem.

O centro funcionará como ponto de convergência entre iniciativas do Programa do Artesanato de Pernambuco (Pape), a exemplo da Feira Nacional do Artesanato (Fenearte) e da Unidade Móvel do Artesanato. “O local vai proporcionar contato direto entre artesão e público e a pessoa chave para o resgate do artesanato no Estado foi a primeira dama Renata Campos”. O socialista lembrou que essa é a primeira etapa para o “soerguimento econômico do bairro” e parabenizou o governador Eduardo Campos e o secretário estadual de Turismo, Alberto Feitosa.

Em aparte, Sílvio Costa Filho (PTB) elogiou. “Quando se faz pesquisas com quem visita Pernambuco, percebe-se que todos apontam a necessidade de um centro como esse. Ele terá papel fundamental para potencializar o turismo local”. O deputado Maviael Cavalcanti (DEM) também se pronunciou e “ressaltou a importância do discurso”.