Projeto normatiza uso de suplementos alimentares

Em 05/10/2011 - 00:10
-A A+

O uso inadequado de anabolizantes e suplementos alimentares preocupa o deputado Izaías Régis (PTB). O parlamentar decidiu ingressar, no Parlamento Estadual, com um projeto que amplia a Lei nº 13.269/2007, ambas as iniciativas de sua autoria. O novo texto obriga as academias de ginástica, farmácia e estabelecimentos similares a exibir placa única na qual advertem sobre os riscos dos dois produtos.

Atualmente, a norma em vigor determina que os espaços de venda de anabolizantes afixem placas com os seguintes dizeres: “O uso de anabolizantes prejudica o sistema cardiovascular, causa lesões nos rins e no fígado, degrada a atividade cerebral e aumenta o risco de câncer. A venda deste produto só será liberada com receita médica controlada”.

Os suplementos alimentares, por sua vez, são muito procurados por atletas de diferentes modalidades, a exemplo de nadadores e jogadores de futebol, de acordo com Régis. As embalagens utilizam figuras atléticas perfeitas, trazem algumas indicações de uso, mas não alertam para os riscos. “Nem todo suplemento alimentar é indicado para qualquer pessoa”, advertiu, ressaltando a necessidade de as pessoas consultarem um nutricionista.

Estrada – Mais uma vez, Régis reivindicou ao Departamento Nacional de Insfraestrutura de Transportes (Dnit) a instalação de lombadas eletrônicas ou físicas, nas BR-423 e BR- 424, que passam pelo município de Garanhuns, no Agreste. “São várias as reclamações”, ressaltou, criticando o fato de a Superintendência do Dnit não ter respondido aos ofícios enviados por ele.

“A entidade disse à imprensa que não adotaria esses instrumentos. Entretanto, em várias localidades, como Pombos, foi instalada lombada física recentemente”, exemplificou, acrescentando a necessidade de alargar a PE-160, que liga Garanhuns à divisa com Alagoas.