Parlamentares debatem proposta de implantação de usina nuclear em Pernambuco

Em 11/05/2011 - 18:05
-A A+

A possível instalação de uma usina nuclear em Pernambuco foi debatida por vários parlamentares, nesta quarta (11 de maio). O deputado Daniel Coelho, do PV, trouxe o assunto à tribuna, defendendo que a questão seja discutida com urgência na Comissão de Meio Ambiente.

Segundo o parlamentar, é fundamental debater o tema, pois a instalação de usinas nucleares requer modificação na Constituição Estadual. Coelho criticou a possível implantação da usina, afirmando que o Executivo havia anunciado que Pernambuco não receberia a matriz energética.

O líder do Governo, deputado Waldemar Borges, do PSB, defendeu a realização do debate sobre o assunto, e afirmou que a administração estadual trata o tema de maneira séria e responsável.

Para Rodrigo Novaes, do PTC, o empreendimento é seguro e vai trazer desenvolvimento econômico para o Sertão de Itaparica. Já o presidente da Assembleia, deputado Guilherme Uchoa, do PDT, lembrou o momento econômico de Pernambuco, apresentando taxa de crescimento superior a do País.

De acordo com o deputado Tony Gel, do Democratas, é preciso debater a viabilidade da energia nuclear, sobretudo porque países como a Alemanha anunciaram a desativação das usinas existentes. Sílvio Costa Filho, do PTB, afirmou que a Câmara de Vereadores de Itacuruba aprovou uma lei autorizando a instalação da matriz energética no município.

Também em Plenário, os deputados abordaram o trâmite do projeto que aumenta a remuneração dos bombeiros e policiais militares. Nessa quarta, a matéria foi aprovada em redação final. Daniel Coelho defendeu maior tempo para analisar a proposta. Guilherme Uchoa e Waldemar Borges afirmaram que o assunto foi tratado de maneira adequada. Para Betinho Gomes, do PSDB, os oposicionistas adotaram uma posição moderada quanto ao reajuste, argumentando que não foi possível definir uma posição sobre o projeto. (R.F.)