Política – Centenário da 1ª vereadora do Estado

Em 05/03/2010 - 00:03
-A A+

A primeira vereadora de Pernambuco, Otília Ceci de Alencar, completará 100 anos, no próximo domingo (7). Natural de Araripe, onde assumiu o mandato, em 1958, ela recebeu homenagens ontem do deputado Bringel (PSDB). “Dona Ceci trabalhou com o marido e, juntos, contribuíram para o desenvolvimento da cidade”, disse, relatando a trajetória da matriarca, que ficou viúva por duas vezes e é mãe de 13 filhos, avó de 48 netos, 57 bisnetos e quatro tataranetos.

Marcada pela determinação e coragem, dona Ceci, como é carinhosamente chamada por todos, nasceu no Sítio São Bento, em 1910, e é filha do coronel Gualter Alencar Lima e Maria Cristina de Alencar. “Casou-se em 1928, ficando viúva antes do nascimento do seu primogênito. Alguns anos depois, casou-se com o primo José Barreto Alencar, com quem teve 12 filhos. José Barreto morreu em 1957, um ano antes de Ceci assumir o Parlamento Municipal.

Praticamente criou os filhos sozinha, porém, com firmeza e dedicação, conseguiu formá-los. Hoje, eles ocupam lugar de destaque na sociedade. “É a autêntica mulher sertaneja. Seu talento doméstico é apreciado por todos, com destaque para o preparo de licores. É dedicada a orações e autora de poesias”, compeltou.