Batalha do Reduto – Rio Formoso, terra de homens destemidos

Em 28/11/2009 - 00:11
-A A+

Conhecida como terra de homens destemidos, Rio Formoso, na Zona da Mata Meridional do Estado, fez-se presente na história do País ao participar da resistência à invasão holandesa. O município foi palco da conhecida Batalha do Reduto, no século XVII.

O episódio histórico deu origem à festa em comemoração ao Dia da Batalha do Reduto, que é celebrado, anualmente, em 7 de fevereiro.

O evento, já consagrado no calendário estadual, acabou se transformando em Patrimônio Cultural e Imaterial. A proposta para a concessão do título honorífico é de autoria do deputado Isaltino Nascimento (PT) e foi viabilizada por meio do Projeto de Lei n° 968/09, que originou a Lei n° 13.841.

Para Isaltino, a batalha é muito conhecida pelos que moram no Litoral Sul, mas ainda precisa ser divulgada em todo o Estado. “Com a legislação, os pernambucanos aprenderão um pouco mais sobre esse fato tão marcante na trajetória do povo brasileiro”, ponderou o petista.

De acordo com os registros da época, vinte homens liderados pelo comandante Pedro de Albuquerque resolveram enfrentar e resistir as investidas do exército holandês, em um forte situado na localidade.

Os holandeses conseguiram invadir a fortaleza, após algumas tentativas frustradas. As forças inimigas se depararam com os homens mortos, exceto o comandante, que resistia à aproximação dos estrangeiros. O chefe dos holandeses, Van Schkoppe, comoveu-se com tamanha bravura, declarou Pedro um herói e impediu que seus soldados fizessem algum mal ao destemido combatente.