A Assembleia promoveu, nesta terça(quinze de setembro), uma sessão especial pelo cinquentenário do Movimento Focolares no Brasil. A proposta foi sugerida pelo deputado Sérgio Leite, do PT. O movimento religioso, de inspiração cristã, foi fundado em mil novecentos e quarenta e três, na Itália, com a finalidade de lutar por um mundo novo de paz e harmonia. Atualmente, o Focolares existe em cento e oitenta e dois países.
O Brasil foi o primeiro país fora da Europa a abrigar o grupo, que se instalou em Pernambuco, no município de Igarassu, em mil novecentos e cinquenta e nove. Na ocasião, foi criado o Centro Mariápolis. A entidade trabalha com cerca de quinhentas crianças e famílias de baixa renda, que recebem instrução e freqüentam cursos profissionalizantes.
O movimento foi reconhecido pela Igreja Católica em mil novecentos e sessenta e seis e também é aceito por outras religiões. No Recife, o Focolares se faz presente no trabalho da coordenadora da ONG Assistência e Apoio à Criança e ao Adolescente, Edna Soares. A entidade atende, em tempo integral, quatrocentos e cinqüenta jovens de Santo Amaro.
O deputado Sebastião Rufino, do Democratas, que abriu a reunião, elogiou o trabalho dos integrantes do movimento, que dedicam muito de suas vidas aos cuidados espirituais e à formação profissional de pessoas carentes, na busca de uma condição de vida digna.
Sérgio Leite salientou que o movimento tem forte identificação com o Estado e que, graças aos serviços prestados à comunidade mais carente, tem ajudado muitas pessoas a se tornarem cidadãos. O responsável pelo movimento no Nordeste, Ivanaldo Ferreira de Araújo, recebeu uma placa alusiva à data. Ele agradeceu a homenagem, salientando que o Focolares tem o objetivo de colocar o evangelho de Cristo em prática por meio da educação e de ações que ajudam ao próximo. (V.B.)