Zona da Mata – Timbaúba, 130 anos de emancipação

Em 23/04/2009 - 00:04
-A A+

Os 130 anos de emancipação política de Timbaúba, na Zona da Mata Norte do Estado, foram enfocados ontem, no pronunciamento do deputado Antônio Moraes (PSDB), que requereu um Voto de Aplausos pela passagem da data. A cidade tem como principais atividades econômicas a cana de açúcar e o comércio e se localiza a 96 quilômetros da Capital pernambucana. “É importante citar também as personalidades que nasceram em Timbaúba, como o ex-deputado estadual e ex-presidente da Casa Joaquim Nabuco João Ferreira Lima, o ex-prefeito Jader de Andrade e o empresário Antônio Galvão”, enfatizou.

O então distrito foi criado em 8 de abril de 1879, desmembrado do município de Itambé, e conta, atualmente, com cerca de 57 mil habitantes. “A localidade é dotada de bons serviços públicos, proporciona excelentes condições de vida aos moradores e visitantes e é bastante hospitaleira. Parabenizo a população e as autoridades da cidade onde vivi parte da minha vida”, pontuou o tucano.

Moraes destacou que, durante a administração do ex-governador Jarbas Vasconcelos, foi construída, em Timbaúba, a Barragem do Tiúma, “resolvendo um problema que se estendia há mais de 50 anos”. “Além disso, houve a reforma do matadouro público e do mercado municipal”.