Agreste – Caruaru pode se transformar em região metropolitana

Em 19/04/2007 - 00:04
-A A+

Caruaru pode se tornar a segunda região metropolitana do Estado. A fim de viabilizar a iniciativa, a deputada Miriam Lacerda (DEM) fez um apelo, ontem, ao governador Eduardo Campos (PSB) e ao prefeito do município, Tony Gel (DEM), para que, em parceria, promovam os estudos e implementem as ações necessárias para concretizar a proposta. “Caruaru destaca-se como o mais importante pólo econômico, médico-hospitalar, acadêmico, cultural e turístico do Agreste e exerce incontestável liderança na região”, salientou a parlamentar.

De acordo com a democrata, a cidade está localizada numa posição estratégica, exerce influência sobre 69 municípios e lidera um mercado estimado em 2,5 milhões de pessoas. “Várias obras estruturadoras adotadas a partir da gestão do prefeito Tony Gel, em parceria com os Governos Estadual e Federal, caracterizam Caruaru como uma das mais pujantes cidades no Nordeste. Entre as ações que impulsionaram o desenvolvimento da economia local, estão a construção do gasoduto, a reestruturação do Aeroporto Oscar Laranjeira e a duplicação da BR-232”, afirmou.

O Distrito Industrial, denominado Pólo de Desenvolvimento Sustentável do Agreste, que abriga 60 empresas geradoras de cerca de cinco mil empregos diretos; a construção de outras 23 empresas que devem oferecer mais 1,8 mil vagas; a diversidade de colégios, de instituições de Ensino Superior e de hospitais e clínicas; e o comércio, como a Feira de Caruaru, também foram registrados. “Diante desses aspectos é que defendemos a idéia que Caruaru deve fazer parte de uma nova região metropolitana, a exemplo do que foi feito com o Recife e cidades circunvizinhas.

Entre as vantagens da iniciativa, estão a possibilidade de estabelecer diretrizes de desenvolvimento regional, elencando áreas consideradas vocacionais, a exemplo do Pólo de Confecções; criar políticas compartilhadas entre os municípios; unificar tarifas de serviços públicos; implementar um sistema de transporte integrado e uma nova demarcação física que pode ser utilizada como base para políticas de incentivo regional.

Em apartes, os deputados José Queiroz (PDT), Maviael Cavalcanti (DEM), Esmeraldo Santos (PR), Sílvio Costa Filho (PMN) e Sebastião Rufino (DEM) elogiaram e manifestaram apoio à iniciativa da parlamentar.