Parlamentares conhecem termelétrica

Em 06/09/2003 - 00:00
-A A+

Os integrantes da Comissão de Meio Ambiente também conheceram as obras de instalação da Usina Termelétrica Termo Pernambuco, que está sendo construída dentro da área do Complexo Portuário de Suape pelo grupo espanhol Iberdrola. A previsão é que a usina entre em funcionamento até o final deste ano, quando terá capacidade de produzir 520 MW, o equivalente a 40% da potência consumida pelo Estado.

O engenheiro e gerente de Projeto da usina, Pablo Pirles, acompanhou o colegiado durante a visita às instalações. Ele esclareceu como está o andamento das obras e como será o funcionamento da termelétrica. “Estamos utilizando a melhor tecnologia existente para construir a TermoPernambuco. A usina terá duas turbinas a gás, cada uma com capacidade de produzir 106 MW, e uma a vapor, com capacidade de 211 MW. Teremos um nível mínimo de emissão de gases, já que utilizaremos, além de um sistema moderno, o gás natural, que é o menos poluente dos combustíveis”, informou.

Pirles ainda destacou a preocupação com a natureza, salientando que estudos realizados, tanto pela Universidade Federal de Pernambuco quanto por um instituto de hidrografia da Dinamarca, comprovam que o impacto causado na fauna marinha será mínimo. “Como a obra é financiada pelo Banco Mundial, temos que seguir os mais rígidos padrões de controle ambiental. Mas também temos a preocupação de realizar avaliações permanentes para evitar riscos sociais ou ambientais”, ressaltou Pirles.