A Assembléia Legislativa promoveu, na noite de ontem, o lançamento do livro A Matriarca de Macaparana, que retrata a biografia de Anita Moraes. A obra é de autoria da jornalista Natália Tavares e de Antônio Roberto de Andrade. Anita Moraes foi a primeira mulher a ser eleita prefeita no Estado de Pernambuco, foi vereadora do município de Macaparana por quatro mandatos, além de ter sido a matriarca de uma tradicional família política da Zona da Mata Norte. Ela faleceu no último dia 11 de julho, aos 97 anos.
Representando o presidente da Casa, Romário Dias (PFL), o deputado Ettore Labanca (PTB) destacou “que o livro é um reconhecimento de toda a sociedade pernambucana a uma pessoa que teve um papel destacado na história política do Estado”.
O deputado Antônio Moraes (PSDB), neto de Anita Moraes, relembrou momentos da vida de sua avó e registrou sua influência na luta pelos direitos da mulher e na formação de várias gerações de políticos. “Além de uma líder nata, ela teve o mérito e a felicidade de influenciar uma boa geração de políticos no nosso Estado, dentre eles, o filho, Ari de Moraes, ex-prefeito e ex-vereador de Macaparana; os sobrinhos Jarbas Vasconcelos, governador do Estado, André de Paula, deputado federal; entre muitos outros”, apontou o parlamentar. O deputado federal Inocêncio Oliveira (PFL) e o senador Sérgio Guerra (PSDB) estiveram presentes ao lançamento.
Expoentes – Anita Moraes foi uma das personalidades homenageadas pelo Título Expoentes de Pernambuco, concedido pela Alepe, no mês de setembro do ano passado, em homenagem a pessoas que se destacaram em diversas áreas e realizaram trabalhos de relevância para o Estado.
COMO CHEGAR