Comissão discute a 55ª Reunião da SBPC

Em 19/06/2003 - 00:06
-A A+

A interiorização da 55ª Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) foi destacada, ontem, na audiência pública promovida pela Comissão de Ciências, Tecnologia e Informática. O fato acontece pela primeira vez na história da SBPC e está causando grandes expectativas entre os organizadores do evento, que será realizado de 13 a 18 do próximo mês, na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), no Recife.

A verba para levar a conferência ao interior já foi garantida pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, conforme assegurou o presidente da comissão, deputado João Fernando Coutinho (PSB), que esteve em Brasília para tratar do assunto. “O ministro garantiu que, até sexta-feira (amanhã), o recurso será liberado”, explicou Coutinho.

Porém, independentemente da liberação do dinheiro, professores e alunos de Nazaré da Mata, Caruaru, Arcoverde e Vitória poderão assistir, simultaneamente, a palestras, através de teleconferência, e participar de cursos rápidos, com direito a certificado. “É importante que os professores possam ter treinamento e melhorar sua atuação”, disse o representante da Associação dos Municípios de Pernambuco, Anatólio Julião.

A audiência serviu, também, para que monitores e representantes de várias cidades pudessem tirar dúvidas quanto à participação na 55ª Reunião. “O objetivo é reunir cientistas, estudantes, professores universitários e da rede de ensino médio e fundamental, além da população em geral, interessada em expor pesquisas e debater as políticas e estratégias para o progresso da ciência no Brasil”, explicou José Antônio Aleixo, secretário regional do SBPC/PE.

Para o diretor do Espaço Ciência, Antônio Carlos Pavão, o evento não se resume apenas à área acadêmica ou de pesquisa, mas a toda a sociedade. O presidente da reunião, Fernando Machado, destacou o interesse de algumas empresas em patrocinar o encontro.