A Comissão de Saúde debateu, ontem pela manhã, reunida no Plenarinho III, ações a serem empreendidas nesta quinzena e também no início de agosto, passado o período de recesso parlamentar. Presidiu o colegiado o deputado Raimundo Pimentel (PSL), que programou visitas aos hospitais regionais dos Palmares, Limoeiro e Ouricuri, além de debates públicos sobre assuntos da área de saúde, entre os quais a carga horária dos profissionais de enfermagem e a criação do cargo de Técnico em Enfermagem, pelo Governo do Estado.
Os dois temas surgiram de uma proposta conjunta dos deputados Isaltino Nascimento (PT) e Soldado Moisés (PL). A Comissão de Saúde oficiará ao Conselho Regional de Enfermagem, convidando a presidente do órgão, Julita Correia Feitosa, a participar das discussões.
Em relação aos hospitais de Palmares e Limoeiro (Hospital Reginal José Fernandes Salsa), a comissão acatou a solicitação dos deputados João Fernando Coutinho (PSB) e Ricardo Teobaldo (PDMB) e observará deficiências apontadas no atendimento à população, como falta de medicamentos, ausência de médicos e equipamentos insuficientes, que vêm acarretando constrangimentos aos pacientes, inclusive transferências para hospitais recifenses, submetidos a deslocamentos comprometendo a eficiência do tratamento médico-hospitalar.
Na pauta dos trabalhos de ontem, a comissão aprovou o Projeto de Lei Ordinária nº 9l, de autoria do deputado Sérgio Leite (PT), dispondo sobre distribuição e destinação de medicamentos cujos prazos de validade vencidos, em poder das farmácias. Também foi aprovado o Projeto de Lei Ordinária nº 99, de iniciativa do deputado Cleiton Collins (PTB), autorizando o Governo de Pernambuco a construir uma Casa de Recuperação de Drogados, em área situada na RMR.