Os 49 deputados declararam apoio e solidariedade ao prefeito do Recife, João Paulo (PT), na questão do transporte alternativo. Oposicionistas e governistas ressaltaram a coragem do prefeito em regulamentar o setor, colocando ordem no trânsito na capital. Os parlamenatares destacaram a maturidade e ousadia de João Paulo para enfrentar o problema, que envolve vários postos de trabalho.
“Os momentos cruciais exigem postura e determinação dos homens públicos”, disse o deputado Pedro Eurico (PSDB).
João Paulo, que participou da sessão, agradeceu a homenagem de todos, ressaltando a parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura do Recife. “A participação do Estado foi gloriosa”, explicou João Paulo, apontando, ainda, a atuação da Polícia Militar como “fundamental”. Para ele, a responsabilidade de disciplinar os alternativos não é só do poder público, mas de toda a sociedade e, principlamente, dos empresários do transporte coletivo. “Se os alternativos tiveram essa dimensão toda é porque o transporte de ônibus era sem qualidade” advertiu.
O convite foi uma iniciativa do presidente da Casa, Romário Dias (PFL), que defendeu o acesso ao emprego para todos, porém com o transporte alternativo dentro da lei. Os deputados petistas Sérgio Leite e Isaltino Nacimento, e Sílvio Costa (PMN) também falaram do trânsito na cidade, “que está bem mais tranqüilo”. Para o líder do Governo, Bruno Araújo (PSDB), quando o interesse é da sociedade, situação e oposição seguem de mãos dadas. “Cabe ao Estado e ao município buscarem soluções e alternativas para a coletividade”, concluiu.
Todos também defenderam alternativas de emprego e renda para os motoristas e cobradores das kombis.
Além do prefeito, estiveram presentes várias autoridades municipais e do Governo do Estado. Entre eles, os secretários Dilson Peixoto e Djalma Paes (PCR), o presidente da Câmara Municipal do Recife, Waldemar Borges, e o secretário Chefe da Assessoria Especial do governador, Dorany Sampaio.