Polícia Militar tem acompanhado evolução do Brasil, diz pefelista

Em 12/06/2003 - 00:06
-A A+

A Polícia Militar de Pernambuco comemora 178 anos de existência. A instituição originou-se do decreto imperial de 11 de junho de 1825, firmado pelo imperador D. Pedro I. O deputado e coronel da reserva, Sebastião Rufino (PFL), discursou, ontem à tarde, fazendo referência ao acontecimento.

Rufino assinalou que, ao longo de sua existência, a PMPE passou por várias transformações em sua estrutura organizacional e suas denominações, tudo em função de um processo de adaptação aos momentos históricos e de modernização, acompanhando as evoluções políticas, sociais e econômicas verificadas no Brasil.

Nesse quase 200 anos, a força policial teve participação efetiva em movimentos revolucionários entre o Império e a República, desde a Setembrada, de rebeldes sem doutrina ideológica ocorrido no Recife em 1831, à Segunda Guerra Mundial, atuando na defesa territorial pernambucana. “São episódios de nossa história onde, com sangue, suor e lágrimas e vidas ceifadas, os bravos integrantes dessa valorosa corporação procuraram manter a ordem, a integridade e a segurança do nosso povo”, exaltou o parlamentar.

O deputado pefelista observou, ainda, que, ao alcançar os l78 anos, a PMPE mostra sua importância para a vida do Estado e seu povo, “importância cada vez mais acentuada diante dos problemas sócio-econômicos que o Brasil enfrenta, desemprego preocupante, desafios para os governantes proporcionarem educação, saúde, habitação dignas de um povo”.

Nesse contexto, nesse conjunto de medo e insegurança vivenciado em todo o País, as Polícias Militares “têm redobrado suas ações na prevenção e no combate à criminalidade que tanto nos tem assustado”. “Nessa luta diuturna, muitos dos seus integrantes são mutilados ou abatidos pelos criminosos, conforme diariamente a imprensa tem divulgado. Mas a minha Polícia Militar, alicerçada sobre os pilares da hierarquia e disciplina, sempre recebeu e continuará recebendo o reconhecimento do povo pernambucano”, afirmou Rufino.

O parlamentar finalizou parabenizando a PMPE na pessoa do comandante geral, coronel Weldon Rodrigues Nogueira, “num cumprimento aos ativos e inativos que já escreveram e escrevem suas páginas na história da corporação”.

Os deputados Soldado Moisés (PL), Cleiton Collins (PTB) e Bruno Araújo (PSDB) também parabenizaram a polícia. Todos eles ressaltaram o bom conceito e o prestígio que a corporação goza não só no Estado, mas em todo o Brasil.

“A Polícia Militar é uma das instituições mais respeitadas do País, sendo diferente do que se ver em outras capitais, onde a polícia é fragilizada”, esclareceu Collins. Bruno Araújo destacou o Centro de Formação da corporação, “sendo referência, inclusive, para outros Estados”.