Líder da Oposição critica propaganda do Governo

Em 11/06/2003 - 00:06
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A propaganda do Governo do Estado, exibida na noite da última terça-feira, dentro do horário político do PMDB, foi criticada pelo líder da Oposição, deputado Sérgio Leite (PT). Ele classificou a publicidade como “superprodução de Spielberg”. “Quem assistiu ao programa não se sentiu no Estado de Pernambuco. Foi pura ficção, voltada para ludibriar o povo”, afirmou.

Para Leite, o Governo quis mostrar que Pernambuco só passou a existiu depois de Jarbas Vasconcelos. “Pela propaganda, a Região do São Francisco e o Pólo Gesseiro só cresceram a partir do Governo Jarbas, o Porto de Suape e o aeroporto foram construídos pelo atual Governo, entre outras áreas do Estado”, apontou. Ele questionou o porquê do Executivo não ter mostrado “as áreas que estão sucateadas” (saúde, segurança e educação) e a falta de investimentos em políticas sociais.

Em apartes, Sílvio Costa (PMN) disse que a base governista “está anestesiada, por estar pensando que está tudo bem no Estado”. “Pernambuco está numa asfixia financeira. Por que o governador não tem a grandeza de dizer que as obras estão paralisadas por falta de dinheiro? A arrecadação de ICMS vêm caindo a cada mês, mas o Governo insiste em conceder isenção financeira. Além disso, o Executivo não libera a senha de acesso ao Siafem para não mostrar a verdadeira situação do Estado”, ressaltou.

Augusto Coutinho e Ciro Coelho, do PFL, enumeraram uma série de obras estruturadoras que foram realizadas em Pernambuco, entre elas, a reforma do Aeroporto dos Guararapes, o Projeto Águas de Pernambuco e a duplicação da BR-232. “A maior prova do trabalho de Jarbas é o reconhecimento da população, que o escolheu como o melhor governador do Nordeste”, afirmou Coutinho.

Já os pefelistas Sebastião Oliveira e Maviael Cavalcanti destacaram as ações realizadas na área de saúde e apontaram as obras de reforma dos Hospitais da Restauração e Barão de Lucena, além das melhorias feitas em hospitais do interior. “O princípio básico da gestão pública é aplicar em infra-estrutura para atrair investimentos. E isso foi o que foi feito pelo governador com os recursos da Celpe”, concluiu Oliveira Júnior.

Antônio Moraes (PSDB) defendeu Jarbas criticando a verba utilizada pelo Governo Federal para publicidade. Para ele, os R$150 milhões usados poderiam atender, pelo Fome Zero, 250 famílias por um ano. Isaltino Nascimento (PT) rebateu. Ele fez um comparativo dos valores gastos com publicidade. Para ele, “o valor pelo Governo Lula, para atingir 175 milhões de brasileiros, é, proporcionalmente, menor que a quantia de R$50 milhões gasta pelo Estado”. José Queiroz (PDT) também criticou o valor gasto pelo Estado em publicidade.

Alf (PDT) lembrou da parceria entre o PT municipal e o nacional. Para ele, “o partido, na Assembléia, deveria se comportar como as lideranças estaduais e nacionais, que trabalham como aliados do PMDB”.