O líder da Oposição na Assembléia, deputado Sérgio Leite (PT), defendeu a liberação da senha que dá acesso ao Sistema Informatizado de Administração Financeiro de Estados e Municípios (Siafem). Segundo ele, já que o Poder Legislativo é responsável pela fiscalização do Executivo, deve ter acesso à senha, para que os deputados possam acompanhar como é gasto o dinheiro público.
“A solicitação já havia sido feita pelo então deputado estadual, Paulo Rubem Santiago (PT), na legislatura anterior, mas nunca foi atendida”, lembrou.
Leite disse que o assunto foi tema de discussão, no final do mês passado, durante a Unale (União Nacional dos Legislativos Estaduais). “Os deputados e senadores têm acesso à senha do Siafem e acompanham os gastos das verbas federais. O Legislativo pernambucano também precisa ter acesso a esses números.
É importante para o fortalecimento e a independência deste Poder. A gente aprova o Orçamento, destina recursos para determinadas obras, mas, na hora da aplicação, muitas vezes, esses recursos não chegam”, acrescentou.
Em aparte, o deputado Sílvio Costa (PMN) disse que atualmente nem os integrantes da comissão de Finanças da Casa têm acesso à senha. “Apenas o presidente da Comissão tem a senha. Essa deve ser uma luta não apenas da bancada de Oposição, mas também da bancada do Governo. À medida que o Governo se nega a repassar esse dado, deixa subentendido que está tentando maquiar informações”, alegou, solicitando um posicionamento da Mesa Diretora em relação ao assunto.