Após a intermediação da Assembléia Legislativa, os professores da rede estadual, em greve há 22 dias, conseguiram retomar as negociações com o Governo do Estado. Os servidores marcaram para a próxima segunda-feira um encontro com o secretário de Administração, Maurício Romão, para reiniciar a conversa sobre as reivindicações da categoria. Com a definição, os professores, que permaneciam na Alepe desde a quinta-feira à noite, desocuparam as galerias do Palácio.
Cerca de 80 professores permaneceram em vigília durante toda noite da quinta para a sexta-feira na Alepe. A intenção dos grevistas era pressionar o Governo para que a negociação fosse retomada. A deputada Teresa Leitão (PT) elogiou a forma com que o movimento vem atuando e destacou o papel do Poder Legislativo na retomada das negociações. “Cumprimos a nossa tarefa, que era conseguir a reabertura no canal de negociação. A categoria mostrou maturidade quando confiou no Legislativo. Isso é importante para nós, deputados, porque essa é uma categoria que está presente em todos os municípios do Estado, e para o Poder, que sai fortalecido. A Assembléia é uma casa de ressonância das apreensões e das necessidades da população e, na hora em que ela responde, de forma sensível, a essas questões, se aproxima da sociedade e quebra alguns preconceitos existentes”, esclareceu.
O presidente do Sintepe, Fernando Melo, salientou a importância da intervenção do Legislativo para a retomada das conversas. “Nosso objetivo, era conseguir a intervenção da Assembléia junto ao Governo para a retomada das discussões. Com a confirmação, decidimos desocupar as dependências da Casa. Acho que o Legislativo teve um papel determinante na reabertura desse canal de negociações e destacamos o empenho dos presidentes da Casa, Romário Dias (PFL), e da Comissão de Educação, Raul Henry (PMDB), do vice-líder do Governo, Ricardo Teobaldo (PMDB), da deputada Teresa Leitão, e de diversos outros parlamentares das duas bancadas, que nos apoiaram”, salientou. Melo também informou que os professores devem realizar, na tarde da segunda-feira, uma assembléia para discutir o que for proposto no encontro com o secretário.