O deputado Roberto Leandro (PT) defendeu, em Plenário, a necessidade da exigência do diploma universitário para a profissão de jornalista. “Considero um retrocesso que, depois de 60 anos de regulamentação profissional e de 80 de luta pela formação superior, uma medida judicial afronte um direito adquirido por esses profissionais”, disse.
De acordo com ele, a decisão judicial, acarreta, entre outras coisas, prejuízos à ética profissional e amplia o controle sobre as redações, favorecendo um maior “patrulhamento” político e ideológico. “A existência de uma imprensa livre, comprometida com valores éticos e com os princípios da cidadania exige qualificação e preparo dos profissionais”, explicou.
Ele também lembrou a morte do jornalista Tim Lopes, que há um ano foi assassinado em decorrência de matérias sobre o crime no Rio de Janeiro.