Pernambuco elege três representantes para a Mesa Diretora da Unale

Em 31/05/2003 - 00:05
-A A+

Pernambuco tem agora três representantes na nova Mesa Diretora da União Nacional dos Legislativos Estaduais (Unale), que tomou posse ontem. O presidente da Assembléia Legislativa de Pernambuco, deputado Romário Dias (PFL), ficou na vice-presidência; o líder da Oposição, Sérgio Leite (PT), assumiu a diretoria da Unale na Região Nordeste, e o deputado José Queiroz (PDT) elegeu-se para o Conselho Fiscal.

A chapa de consenso foi eleita por aclamação e garantiu a eleição para presidente do deputado estadual do Rio Grande do Sul, Alexandre Postal. Para ele, o consenso é um sinal de que a Unale amadureceu e se preocupa com a unidade. “O objetivo maior da nossa entidade é o fortalecimento dos parlamentos estaduais”, afirmou. Alexandre Postal defendeu ainda a inserção dos legislativos nas grandes discussões propostas em nível nacional, como as Reformas Tributária, Previdenciária e Política.

Romário Dias, por sua vez, ressaltou a importância da participação de vários estados na chapa. “Uma diretoria formada por meio de uma composição ampla evita a centralização dos debates em determinadas regiões, o que não seria interessante para o fortalecimento do Poder”, argumentou. Já Sérgio Leite salientou o fato de Pernambuco ter garantido três lugares na direção. Para José Queiroz, “é necessário que o Estado se engaje no debate nacional e a Unale é uma entidade que viabiliza a discussão ampla”.

Os demais deputados pernambucanos presentes à reunião destacaram que o papel da bancada estadual foi fundamental para o consenso no lançamento de uma chapa única. Segundo o deputado Sebastião Rufino (PFL), o consenso reforça a tese de que o Poder só pode se consolidar como democrático caso os parlamentares estejam unidos. Antônio Moraes (PSDB) concluiu que Pernambuco precisa estar envolvido com questões que dizem respeito ao próprio Estado, mas também à União.