Oliveira Júnior justifica proposta para merenda

Em 22/05/2003 - 00:05
-A A+

O deputado Sebastião Oliveira Júnior (PFL) justificou, ontem, as intenções do seu projeto que prevê a análise pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia dos cardápios da merenda escolar das unidades de ensino públicas e particulares. O parlamentar disse que pretendia esclarecer eventuais dúvidas para que fique claro o objetivo de estimular a reeducação alimentar, para a prevenção e o controle da obesidade.

“Em momento algum pretendemos interferir nas atribuições dos nutricionistas. Ao contrário, estaremos contribuindo para garantir mercado de trabalho para a categoria já que as escolas terão que apresentar cardápios elaborados por nutricionistas devidamente capacitados”, afirmou Oliveira Júnior. O parlamentar fez o pronunciamento em resposta a um e-mail enviado pela nutricionista Conceição Chaves. “Houve um erro de interpretação, e já esclareci nosso objetivo com o projeto”, completou o pefelista.

Em apartes, os deputados Antônio Moraes (PSDB), Teresa Leitão (PT), João Fernando Coutinho (PSB), Raimundo Pimentel (PSL) e Cleiton Collins (sem partido) parabenizaram Oliveira Júnior pela iniciativa visando à prevenção das doenças e à reeducação alimentar dos jovens. Moraes destacou que a postura dos nutricionistas deveria ser de incentivo para corrigir eventuais falhas, e não de críticas. Ele recordou que apresentou emenda ao Orçamento para ampliar as cirurgias de redução do estômago (gastroplastia) no Hospital Osvaldo Cruz e espera que seja executada para beneficiar mais pacientes pobres, portadores de obesidade mórbida.

Teresa lembrou que poderia ser incluída uma emenda para “tranqüilizar” os nutricionistas. Coutinho e Collins sugeriram que o assunto seja debatido em audiência conjunta das Comissão de Saúde e de Educação. Pimentel reforçou a importância do projeto lembrando que a má educação alimentar é um dos grandes problemas da sociedade de hoje e precisa ser combatida.