O deputado Nelson Pereira (PCdoB) apresentou denúncias de irregularidades na área da saúde do município de Tabira, no Sertão do Pajeú, feitas pelo Presidente do Conselho Municipal de Saúde local, Marcelo dos Santos Rodrigues.
“A Secretaria Municipal de Saúde não tem tomado providências, por exemplo, em relação ao Programa da Saúde da Família. Estão faltando as contas de julho a dezembro de 2002 e, ainda, as dos meses de janeiro a abril deste ano, totalizando dez meses”, informou.
O parlamentar lembrou, inclusive, que, principalmente, em virtude dessas denúncias, Marcelo Rodrigues, está sendo pressionado a deixar o cargo pelo prefeito. “Ele está tentando tirá-lo do cargo, sem sucesso, com medidas ilegais e arbitrárias como a de comunicar verbalmente ao secretário Municipal de Saúde que o servidor não presta serviço à unidade”, acrescentou. “Eu repudio a ação do prefeito, que se candidatou por um partido progressista, como é o PSB, e está adotando políticas conservadoras que prejudicam a vida da população”, destacou.
De acordo com o comunista, desde 2000, o prefeito José Édson Cristóvão de Carvalho começou a interferir no processo eleitoral do Conselho de Saúde, tentando “manobrar o pleito eleitoral com a indicação de membros com sua afinidade política”. “Ele também já ameaçou verbalmente o servidor, afirmando que iria transferí-lo do Conselho”, afirmou.
No processo eleitoral de 2002/2004 para o Conselho, conforme o deputado, houve uma tentativa do prefeito de manobrar as eleições, lançando uma chapa na “calada da noite”, sem que a maioria dos funcionários soubessem. “Ao perceberem a irregularidade do prefeito, os trabalhadores formaram uma comissão eleitoral obedecendo os preceitos legais do Regimento Interno do Conselho Municipal de Saúde, resultando na derrota do Prefeito e na vitória de Marcelo Rodrigues”, observou.