A Comissão de Combate à Violência Sexual vai entregar um documento ao Ministério Público Estadual solicitando apuração nas denúncias de exploração sexual de menores na Central de Armazéns Gerais de Alimentos de Pernambuco (Ceagepe), antiga Ceasa, mostradas, ontem, pela Rede Globo. A presidente da Comissão, deputada Carla Lapa (PSB), quer, a partir dessas apurações, que sejam tomadas providências no sentido de eliminar esse tipo de ação no local.
Ela também anunciou uma audiência pública, para o próximo dia 16, em Serra Talhada, com o objetivo de averiguar denúncias de prostituição infantil. A decisão foi tomada, ontem, durante reunião da comissão com representantes da Polícia da Criança Sexual contra Crianças e Adolescentes, Ministério Público Estadual, Ministério do Trabalho, Centro Dom Hélder, entre outras entidades.
Apesar das imagens, com menores bebendo em companhia de homens em bares dentro da própria Ceagepe e de envolvimento entre elas e caminhoneiros, o que mais chamou atenção dos membros da comissão foi o fato de que os administradores da central já tinham conhecimento dessas denúncias.
A diretora de Polícia da Criança e do Adolescente (DPCA), Eliane Caldas, foi ouvida pelos parlamentares. De acordo com ela, o órgão fez, recentemente, blitz no local, porém nada foi constatado. “Esses fatos, muitas vezes, são mais fáceis de vir à tona através da imprensa”, explicou ela.
Tanto os parlamentares como os representantes de entidades defendem uma ação contínua no combate à violência contra menores e uma política de ações públicas que dê sustentação ao trabalho de combate à exploração e violência contra os menores.