Geninha é Expoente de PE

Em 17/08/2002 - 00:08
-A A+

Geninha é Expoente de PE No auge dos seus 80 anos de idade, Maria Eugênia Franco de Sá da Rosa Borges receberá o título de Expoente Pernambucano, instituído pela Alepe. Mais conhecida como Geninha da Rosa Borges, ela recebe destaque pelo seu trabalho no teatro. Geninha está entre os quinze nomes de personalidades que contribuiram com o cenário cultural do Estado.

Fundadora do Teatro de Amadores de Pernanbuco – TAP, em 1941, atuou em 60 peças e viveu 68 personagens. Sua relação com a arte cênica sempre foi no amadorismo.”Toda a minha formação foi pela vocação e através de muita observação, nunca fiz um curso de teatro”, declara. Funcionária Pública Federal, depois dos dias longos de trabalho freqüentava os palcos, à noite, na companhia do marido.

Sempre lembrada pela sua atuação nos palcos, Geninha também esteve ligada à educação. Criadora do Sistema Teleducativo de Pernambuco, ocupou alguns cargos na Secretaria Estadual de Educação, entre eles, estão o de coordenadora do Sistema de Educação pelo Rádio e Televisão, e diretora do Departamento de Recursos Tecnológicos para a Educação. “A cultura é mais destacada pela mídia, está no auge, mas eu gostaria de destacar minha colaboração com a educação”, afirmou.

A “dama do teatro pernabucano” é modesta ao ser designada como tal. “Esse título causa um peso, uma responsabilidade grande, além de mim existem várias atrizes de talento”, friza. Ela aproveita para dar um conselho aos iniciantes.

“Se a pessoa está decidida pelo teatro como forma de comunicação, passe por cima de todas as outras dificuldades”, recomenda.

Os 80 anos não impedem o exercício contínuo da sua paixão. Geninha está em cartaz no Circuito Sesc, com o espetáculo teatral “Dois em Um”.