Deputados homenageiam Movimento de Escoteiros

Em 18/05/2002 - 00:05
-A A+

Deputados homenageiam Movimento de Escoteiros O Movimento dos Escoteiros do Brasil foi homenageado Terça-feira em sessão solene requerida à Casa pelo deputado Israel Guerra (PSDB), reunindo jovens que integram essa organização mundial, atuando no País desde l9l0. A reunião foi presidida pelo deputado Manoel Ferreira (PPB) que saudou as moças e rapazes, que trajavam uniformes tradicionais cáquis e azuis. Dirigindo-se aos jovens, Ferreira louvou o movimento escoteiro, fundado em l907 na Inglaterra pelo general britânico Baden Powell e originando o maior e mais importante grupo juvenil em atividade em todo o mundo. E aproveitou para alfinetar a atitude do presidente Fernando Henrique Cardoso ao apoiar a união entre homossexuais, inclusive exibindo a bandeira dos gays: “Seria bem mais bonito FHC exibir a bandeira dos escoteiros”, comparou no seu protesto. Ferreira classificou de “deprimente” um chefe de Estado agir dessa maneira, num País onde há tanto a fazer em favor da população. Elogiando as ações dos escoteiros, verdadeiro movimento educacional extra-es colar, com 67 mil integrantes no Brasil e l.200 em Pernambuco, o deputado pepebista não poupou críticas ao o Presidente Fernando Henrique Cardoso. O deputado Israel Guerra historiou a iniciativa singular de Baden Powell, que deixou o Exército inglês para dedicar-se exclusivamente ao escotismo. A “Boy Scouts do Brasil” surgiu em l9l0 no Rio de Janeiro, organizada por suboficiais e sargentos do encouraçado Minas Gerais. Hoje mais de 300 milhões de escoteiros em quase todas as nações servem ao movimento. No Brasil, nomes como Itamar Franco e o velejador Amyr Klink figuram entre os que aderiam aos “Scouts”.

Israel Guerra traçou um quadro real da juventude brasileira “perambulando pelas ruas, sem rumo” e sendo conduzida ao submundo do crime, à prática dos vícios.

Censurando a inércia governamental diante da violência, com a mocidade “abatida por quadrilhas das drogas”, defendeu a busca de políticas alternativas para os jovens. Por isso, comunicou que na próxima terça-feira discutirá a situação com o secretário da Educação, Francisco de Assis, sugerindo parceria com o movimento escoteiro e dele espera com uma “estrutura de apoio”. Entre as idéias, abertura das escolas nos fins de semana (com participação direta das Igrejas), oferecendo ocupação aos jovens e proporcionando-lhes “coisas boas” longe do crime e das drogas.

Participaram da sessão solene, o vice-presidente nacional dos escoteiros, Carlos Frederico dos Santos, o presidente regional/PE, Célio Ramos e o Sr.

Cleison Ramos da Silva.