Deputados debatem uso de energia solar na zona rural A discussão sobre o estado em que se encontram os sistemas fotovoltaicos instalados na zona rural de Pernambuco foi tema de reunião da Comissão de Ciências, Tecnologia e Informática, presidida pelo deputado Garibaldi Gurgel (PMDB).
Os deputados Gilberto Marques Paulo (PFL), Fernando Pugliesi (PSDB), Sebastião Rufino (PFL) e Teresa Duere (PFL) debateram os problemas relacionados com o assunto.
Gurgel entende ser de “extrema relevância” discussões sobre a matéria porquanto significante parcela da população do interior depende da energia solar, tanto para iluminação das residências quando para o bombeamento dágua com objetivo de irrigar plantações.
Para maior abrangência da reunião, foram convidados o vice-presidente da Celpe, Paulo Cézar Tavares; o secretário-adjunto de Infra-estrutura, Emanuel Paes Barreto; o presidente da Agência Reguladora de Pernambuco ARPE, Romeu Boto Dantas, e o professor Heitor Scalambrini Costa, coordenador do Núcleo de Apoio a Energia Renováveis.
Segundo Garibaldi Gurgel, existem cerca de 30 milhões de brasileiros sem acesso à energia elétrica. “Isso exige muito trabalho, para reversão do quadro, sendo a energia solar inestimável alternativa para atendimento de comunidades distantes da rede elétrica. Inclusive, por se tratar de uma fonte de energia limpa e inesgotável”, destacou.
Nos debates, destacou-se a manutenção dos sistemas já instalados no interior e também a inclusão de R$ 900.mil na Lei Orçamentária Anual na área de fotovoltáicos. E, finalmente, avaliou-se a eficiência da Agência Reguladora de Pernambuco, tanto nas empresas privatizadas quanto na fiscalização e todo o serviço público delegado. (Antônio Azevedo)