Uchôa defende projeto de penas alternativas O primeiro-secretário da Assembléia Legislativa, deputado Guilherme Uchôa (PMDB), foi ontem à tribuna da Casa para defender o projeto de lei do Poder Judiciário que regulamenta o cumprimento das penas alternativas nas penitenciárias. A matéria está sendo encaminhada ao Poder Legislativo.
“Entendo que, diante do problema da superlotação nas penitenciárias e da falta de condições físicas, o projeto é por demais oportuno”, defendeu Uchôa, que é juiz de Direito aposentado. De acordo com seu raciocínio, a nova lei afastará presos de alta periculosidade dos primários, que cumprem penas por ilícitos mais leves. “Fica muito difícil administrar dois tipos de penas”, reconheceu.
Para o parlamentar peemedebista, “a pena visa a recuperação do homem”. “Não se pode administrar da mesma forma apenados perigosos e os alternativos”, completou, afirmando que acredita na aprovação rápida da matéria na Assembléia Legislativa.
Criança Guilherme Uchôa também elogiou o Projeto Criança-cidadã, que está sendo realizado pelo Tribunal de Justiça. “Trata-se de uma importante iniciativa do presidente do TJ, desembargador Nildo Nery”, afirmou, solidarizando-se com o líder do Governo, deputado Romário Dias (PFL), que apresentou voto de congratulações ao presidente do TRE, desembargador Arthur Pio dos Santos, pelo êxito das eleições em Pernambuco. (Ana Lúcia Lins)
COMO CHEGAR