Coelho destaca importância de hospital para atendimento da comunidade Firmando-se cada vez mais como um dos mais importantes pólos médicos do país, a capital pernambucana vai contar, em breve, com um atendimento de pronto socorro cardiológico de primeira linha. Com 205 leitos e dispondo de recursos diagnósticos e terapêuticos de ponta, as atividades do Pronto Socorro Cardiológico de Pernambuco Professor Luiz Tavares seguem em ritmo acelerado de trabalho, contando com recursos federais e estaduais e surgirá em área doada pela prefeitura recifense.
O deputado Geraldo Coelho (PFL) visitou as obras e registrou sua importância para atendimento da comunidade: “Trata-se de empreendimento da maior relevância e torna-se possível graças ao idealismo e obstinação do dr. Ênio Cantarelli, diretor do Hospital Osvaldo Cruz e professor adjunto de Cardiologia da Faculdade de Ciências Médicas da UPE”.
Além do caráter assistencial, o Procape assumirá também função educacional, servindo de campo de ensino e pesquisa da Faculdade de Ciências Biológicas e Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora das Graças, com capacidade para mil pacientes por dia, triplicando o atendimento do Osvaldo Cruz.
Referindo-se à estrutura do Procape, o parlamentar adiantou que constará de dois edifícios de quatro e sete pavimentos interligados, com garagem para 190 veículos, emergência cardiológica, unidade de cuidados intermediários, UTIs pós- operatórias e quatro pavimentos de enfermarias com 140 leitos. Além disso, terá duas salas de hemodinâmica, medicina nuclear, ressonância magnética, tomográfo, centro cirúrgico, ginásio de fisioterapia, entre outros setores de um hospital “de primeiro mundo”.
Ênio Cantarelli estima que, ainda no primeiro semestre, o Procape entrará em operação, num investimento de R$ 10 milhões na edificação e mais R$ 20 milhões em equipamentos. (Antônio Azevedo)