Plenário Virtual da Assembléia é referência para outros estados

Em 06/09/2000 - 00:09
-A A+

Plenário Virtual da Assembléia é referência para outros estados Depois de receber o Certificado de Excelência em Informática, conferido no V Encontro Nacional de Informática Aplicada ao Legislativo (Enial), que ocorreu em Vitória (ES), a Assembléia Legislativa de Pernambuco está se tornando referência em modelo de gestão de processamento de informação. Além da funcional rede de comunicação interna com fibra ótica, que começou a funcionar em 97 e atualmente interliga 184 micros, o Legislativo pernambucano tem se destacado pelo pioneirismo e a exclusividade das transmissões das sessões em tempo real pela internet – o “Plenário Virtual”.

“Temos orgulho de pertencer a esta Casa, que é destaque nacional. Sinto-me mais orgulhoso ainda por ter contribuído para termos um dos mais avançados sistemas de informática aplicados ao Legislativo”, afirmou o presidente da Assembléia, deputado José Marcos de Lima (PFL). Dirigentes e representantes de Legislativos estaduais e municipais já confirmaram interesse em conhecer, em detalhes, o processo de informatização da Assembléia de Pernambuco, que pode ser implantado em outras regiões do Brasil.

O processo de tecnologia de informação agiliza a comunicação entre os gabinetes dos deputados e os departamentos do Legislativo e pretende ampliar a interação da Assembléia com a sociedade. “Agora o cidadão pode acompanhar as atividades do seu parlamentar de casa ou do trabalho e participar através de e-mails”, lembrou José Marcos.

A modernização do sistema de informática e de comunicação da Casa Joaquim Nabuco foi idealizada na gestão de José Marcos como primeiro secretário da AL, no biênio 95/96. Todo o projeto foi apresentado na Infonordeste de 96 e teve ampla repercussão. O plenário, os departamentos e todos os gabinetes receberam computadores, que em seguida foram integrados à rede interna. Também foi construído, em 96, um moderno estúdio de rádio.

A estrutura existente nos departamentos de Comunicação Social e de Informática serão usadas no implantação de novos serviços pela atual gestão da Mesa Diretora, como o sistema de vídeo-conferências, a Rádio Virtual e a TV Assembléia. Doze horas de programação no rádio e na TV estão sendo preparados para deixar o cidadão bem informado sobre os atos do Legislativo, como a tramitação de projetos e os debates políticos. (Pedro Marins)