Moraes ressalta repentistas nordestinos O deputado Antônio Moraes (PSDB) exaltou a espontaneidade do cantador-repentista, pois, segundo ele, as alegrias, as agruras, as grandes cheias, as secas, a lua, o sol, a natureza, amores e desamores, são temas da realidade nordestina presentes em seus versos, desafios, que “encantam as festas e noitadas na região”.
Moraes destacou que a presença do violeiro, do cantador, tornou-se uma presença obrigatória no Nordeste, que o povo simples do sertão sempre adorou a poesia cordeliana, mesmo sendo a mesma discriminada por algum tempo “Mas hoje, é elegante ouvir ou citar versos, e os intelectuais hoje abrem espaço para estudos e publicações acerca da poesia nordestina”, afirmou.
O parlamentar lembrou que São José do Egito, no Sertão do Estado, é uma espécie de centro da cantoria, que se espraia como encanto e mistério da região do Pajeú. “Ali estão fiéis tradutores dos costumes, das tradições e sentimentos da gente nordestina, que tem artistas famosos como Romano da Mãe D’Água, Inácio da Catingueira, Antônio Marinho, Zé Duda do Zumbi, Pinto do Monteiro, Lourival Patriota, Dimas Batista, Rogaciano Leite”, apontou.
Moraes ressaltou que a poesia popular, rica em estilos, formas e gêneros, tem ainda cultores como Ivanildo Vila Nova, Valdir Teles, Sebastião Dias, Severino Feitosa, João Paraibano, Lourivaldo Venturino, João Lourenço, Nonato Costa, Raimundo Nonato e muitos outros, trabalho que merece o reconhecimento do Poder Legislativo, com a instituição do Dia Estadual do Cantador Repentista. (N J N)