Hélio Urquisa propõe criação de vilas rurais

Em 24/05/2000 - 00:05
-A A+

Hélio Urquisa propõe criação de vilas rurais O êxodo rural, desafio enfrentado e não resolvido por sucessivos governos federal e estaduais, motivou o deputado Hélio Urquisa (PMDB) a apresentar o Projeto de Lei 417/00 numa tentativa de conter a migração das populações em direção às capitais e às metrópoles urbanas.

Ele propõe implantação de Vilas Rurais Produtivas mediante celebração de convênios entre o Governo do Estado e prefeituras municipais, buscando assentar milhares de famílias de ex-agricultores, filhos de ex-agricultores , o que resultaria na geração de alternativa de emprego em áreas com problema de subdesenvolvimento. “Isso seguramente traria os agricultores de volta às suas origens”, estima o autor do projeto.

Hélio Urquisa considera que Pernambuco, malgrado tradição e importância da agropecuária para sua economia, enfrenta “sérios problemas nesse setor, decorrentes do modelo agrícola concentrador, monocultura na região da mata e litoral, além da substituição da agricultura pelas pastagens”.

O deputado peemedebista considera que uma vez implantado o Programa Vila Rural Produtiva, o Estado terá inúmeros ganhos sociais e macroeconômicos, com geração de emprego e renda em proporções “nunca antes registradas e isso poderá impulsionar e definir sua política agrária”. E mais ainda, prevê Hélio Urquisa: sua iniciativa não exigirá grandes mobilizações financeiras, reativando o setor primário da economia local, dentro de uma visão moderna e estratégica, além de ter facilitado seus planos de interiorização da indústria de transformação.

Outro ponto positivo refere-se aos proprietários de terra, os quais terão a alternativa de escapar de desapropriações economicamente desvantajosas e dos enfrentamentos armados com os movimentos dos trabalhadores sem-terra na defesa de seus bens. “As Vilas Rurais Produtivas constituem poderosa medida administrativa para diminuição dos conflitos entre trabalhadores rurais e proprietários de terra”, resume Hélio Urquisa. (Antônio Azevedo)