Bruno Rodrigues destaca centenário de Quipapá O Município de Quipapá completou seu centenário de existência e o acontecimento foi registrado ontem pelo deputado Bruno Rodrigues (PPB).
“Quero homenagear seu povo trabalhador e culto, pacífico e sobretudo orgulhoso de sua terra”, justificou o parlamentar. O município situa-se a 194 km da capital, contando com 30 mil habitantes e um clima sempre agradável.
Quipapá tem em sua história, a figura marcante de Zumbi, escravo que iniciou luta de libertação dos negros. Na resistência, organizou acampamento numa região denominada de Palmares, posteriormente chamada de Macacos, e onde se implantou a capital do Quilombo dos Palmares.
Era uma célula da luta libertária dos escravos importados da África.
Perseguido pelos governantes da época, Zumbi foi cercado pela polícia mas logrou evadir-se do cerco. Refugiando-se nas montanhas que separam Pernambuco de Alagoas, ali estabeleceu-se. Na área florescia um espinho chamado de “quipá”, origem do nome do município. Posteriormente descobertos, os negros foram derrotados. Mas na localidade desenvolveu-se o hoje “bravo e hospitaleiro município de Quipapá”, como colocou Bruno Rodrigues.
Em 19 de maio de 1900, foi conferida a emancipação definitiva ao município, marco agora festivamente celebrado pela comunidade. “Hoje a cidade possui uma administração municipal comandada pelo prefeito Djalma Correia de Lima, altamente operosa e com total apoio da população”, anota Bruno Rodrigues, alinhando ainda o potencial de Quipapá na área de turismo, com inúmeros pontos de atração e também o setor econômico, com destaque para a agricultura.
(Antônio Azevedo)