Eudo Magalhães cobra duplicação da BR-101 Sul As estatísticas de acidentes de trânsito em Pernambuco, principalmente no trecho da BR-101 Sul que liga os municípios de Cabo de Santo Agostinho a Xexéu, levaram o deputado Eudo Magalhães (PFL) a cobrar a inclusão dessa área no programa de duplicação de estradas federais. “É necessário que se enxergue que a BR-101 é tão trágica e criminosa quanto a BR-232”, assinalou Eudo, solicitando à presidência da Assembléia o envio de uma comunicação sobre o assunto ao ministro dos Transportes, Eliseu Padilha.
Eudo Magalhães revelou-se “descontente” com a política do Governo Federal para recuperação de rodovias em Pernambuco. “Os recursos só são liberados quando o vice-presidente Marco Maciel vem ao Recife para acompanhar o andamento de alguma obra”, queixou-se. Os apelos do parlamentar pefelista concentram-se nesse trecho da BR-101, pois, além das péssimas condições de tráfego, o fato de ser estreita tem causado inúmeros acidentes.
Faz-se necessário que o poder público tome providências para sanar o problema dos condutores que se aventuram entre Cabo-Xexéu e que se crie um clima de mobilização para duplicar aquele trecho antes que mais cidadãos sejam vítimas de acidentes”, observou. Para fundamentar seus argumentos, Magalhães divulgou dados de acidentes registrados nas rodovias pernambucanas. Segundo levantamento da Polícia Rodoviária Federal, morreram nas estradas federais do Estado, em 1998, 6.801 pessoas envolvidas em 120.594 acidentes de trânsito.
Conforme relato de Eudo Magalhães, a maioria dos acidentados têm idade inferior a 35 anos e ocupam 62% dos leitos de traumatologia dos hospitais do país. Com base em dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), o parlamentar divulgou a ocorrência de 1.437.602 infrações nas estradas brasileiras em 1998, das quais 239.009 foram provocadas por excesso de velocidade; 160.988 por ultrapassagem indevida e 3.399 por direção sob efeito de álcool ou drogas.
(Simone Franco)
COMO CHEGAR