Eugênio denuncia pesca com bom base explosivos

Em 18/11/1998 - 00:11
-A A+

O vice-líder do Governo, deputado Pedro Eugênio (PSB), ocupou ontem a Tribuna da Assembléia Legislativa para denunciar a incidência da pesca ilegal, com bombas e explosivos, no litoral de Pernambuco. “Um assunto que considero grave e trago ao conhecimento do Plenário”, completou.

Segundo o parlamentar, foi constatada a ocorrência de pesca com bombas e explosivos no estuário do rio Timbó, litoral Norte, bem como na localidade de Barra de Sirinhaém, no litoral Sul do Estado. Ele recebeu a denúncia da Associação de Pescadores de Porto Jatobá.

“Essa prática clandestina e irregular – prosseguiu –, nociva ao meio ambiente, que destrói os manguezais e a fauna marinha, além de contaminar o ambiente, foi reduzida em quase 100% desde que a Comissão de Controle da Pesca iniciou seus trabalhos, em dezembro do ano passado. A atividade do Grupo de Fiscalização e Investigação da comissão resultou, inclusive, na prisão pelo Cipoma de dois “bombeiros” que atuavam nas proximidades do Canal de Santa Cruz, inibindo a utilização de bombas durante esses meses”.

Com a volta da ilegalidade, o deputado socialista pediu mais fiscalização da polícia e ação do Ministério Público para investigar, identificar e punir os responsáveis por essa prática predatória de pesca, considerada crime ambiental.

(A M)