ou

Doar para Salvar”: Alepe e Hemope unem forças para salvar até 600 vidas em nova campanha de doação de sangue

Em 11/08/2025

Meta é conseguir 150 bolsas que têm potencial para salvar até quatro vidas numa única coleta. Ação conta com apoio do TCE e Câmara de Vereadores do Recife

 

A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), em parceria com a Fundação Hemope, realiza uma nova edição da campanha de doação de sangue com o slogan “Doar para Salvar” 2025. A ação acontece nesta terça-feira (12/08) e tem como objetivo reforçar os estoques de sangue que abastecem hospitais de todo o estado, especialmente após uma queda de 30% nas doações registrada no mês de julho.

Para esta edição, a estrutura de equipamentos foi reforçada para ampliar a coleta. A campanha contará com 10 cadeiras de coleta instaladas na sede da Alepe, localizada na Rua da União, bairro da Boa Vista, no Recife. A expectativa é coletar 150 bolsas de sangue, cada uma com potencial de salvar até quatro vidas — ou seja, a ação pode beneficiar até 600 pessoas.

A coleta será realizada de 8h30 às 16h, com uma pausa para o almoço entre 12h e 13h. Além dos servidores da Alepe, a campanha também conta com a adesão da Câmara de Vereadores do Recife e do Tribunal de Contas do Estado (TCE). A população em geral está convidada a participar do mutirão solidário, desde que atenda aos critérios estabelecidos pelo Hemope.

Na última segunda-feira (04/08), o Hemope realizou uma capacitação com os funcionários da Alepe, da Câmara Municipal do Recife e do Tribunal de Contas do Estado (TCE) para atuarem como mobilizadores da doação de sangue.

Os funcionários das três instituições vão atuar como captadores de doadores de sangue, reforçando o engajamento da Casa Joaquim Nabuco na mobilização. A campanha “Doar para Salvar” é coordenada pela Superintendência de Saúde da Alepe, liderada por Wildy Ferreira.

 

Quem pode doar

Para participar da campanha, é necessário ter entre 16 e 69 anos (menores de idade devem estar acompanhados de um responsável legal); pesar mais de 50 kg; estar alimentado, em boas condições de saúde; não estar gripado ou com sintomas de infecção. Será preciso apresentar documento oficial com foto.
Segundo o Hemope, a instituição é responsável por 80% da demanda transfusional do Estado, o que torna ações como essas fundamentais para garantir o atendimento a pacientes em todo o território pernambucano.

 

Um gesto simples

De acordo com o primeiro-secretário da Alepe, deputado Francismar Pontes, a campanha “Doar para Salvar” reforça a importância da solidariedade e do compromisso coletivo com a vida. “Em um período crítico como o mês de julho, marcado por férias escolares e aumento no número de cirurgias, cada doação faz a diferença”, disse o primeiro secretário da Alepe, Francismar Pontes.

Na avaliação do presidente da Alepe, deputado Álvaro Porto, doação de sangue é um gesto simples que salva vidas todos os dias. “Ao participar dessa campanha, o cidadão não apenas contribui para fortalecer os estoques do Hemope, mas também recebe orientações sobre saúde. Com essa iniciativa, a Alepe reforça seu compromisso com a saúde da população, promovendo ações educativas que despertam a solidariedade”, enfatizou Porto.

 

Serviço:

O que: Campanha de Doação de Sangue/Alepe/Hemope/TCE/Câmara do Recife

Quando: 12/08 (terça-feira)

Horário: 8h30 às 16h, com uma pausa para o almoço entre 12h e 13h

Onde: Sede da Alepe, Rua da União, Boa Vista


Alepe debate novos planos municipais de saúde para populações vulneráveis

Em 11/08/2025

Estudo do Ministério da Saúde apontou que 16 cidades pernambucanas, das 168 analisadas, não incluíram nenhuma ação para essas populações

 

Será realizada nesta quarta-feira (06/08), às 10h, a audiência pública na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) para debater o atendimento à saúde no estado a populações vulnerabilizadas. Nesse universo estão os moradores de rua, indígenas, ciganos, negros, pessoas com deficiência, grupo LGBTQIAPN+ e população dos campos, florestas e águas. O debate foi motivado em função de um estudo promovido pelo Ministério da Saúde (MS). O órgão verificou que 16 municípios pernambucanos não incluíram nenhuma política de saúde para essas populações. A audiência será no auditório Sérgio Guerra, às 10h00, na sede Alepe.

O estudo realizado de 2022 a 2025 concluiu que há fragilidades na incorporação dessas populações nas políticas de saúde municipais, destacando a necessidade de maior sensibilização e responsabilização para garantir a equidade no SUS.

Dentre as finalidades de audiência pública na Alepe está a de incentivar as cidades a incluir essas populações nos seus planos municipais do quadriênio 2026 a 2029. O estudo do MS revelou que esses grupos encontram barreiras no acesso e na qualidade dos serviços de saúde, oriundos das desigualdades sociais, econômicas, culturais e territoriais.

A Superintendência de Saúde e Medicina Ocupacional da Alepe fez a articulação para a realização da audiência pública. A iniciativa visa dar visibilidade e oferecer um subsídio aos parlamentares, gestores, técnicos e conselheiros estaduais quanto à criação e execução de políticas públicas de saúde mais acessíveis, eficientes e direcionadas a essas populações, alinhadas aos princípios do SUS.

Amplo debate
Os planos têm validade de quatro anos. O mais recente, realizado de 2022 a 2025, identificou que em Pernambuco 16 cidades não adotaram nenhuma medida de inclusão. Segundo a chefe do Serviço de Articulação Interfederativa e Participativa do MS, Roberta Amorim, a ideia da audiência pública é fazer uma provocação para que os municípios e as populações que estão em situações de vulnerabilidade possam ajudar na construção dos próximos planos. “É fundamental trazer as populações de vulnerabilidade mais para perto dessa elaboração. Estamos no ano de construir novos planos e o SUS tem essa característica do controle social”, destacou.

De acordo com Roberta, o debate pretende promover na prática uma ampla discussão, visando incentivar os municípios que ainda não adotaram o plano, e trazer a Alepe para esse novo olhar. “A gente pensou não em melhorar o plano que acaba neste ano, mas incrementar os próximos. Vamos discutir como podemos qualificar a construção do próximo quadriênio. E pensar diferente no sentido de ter os planos focados na questão da melhoria da equidade, do acesso. São populações que precisam ter ações específicas” comentou.

A audiência pública contará com a presença de representantes da Superintendência Estadual do Ministério da Saúde em Pernambuco (SEINP/SEMS-PE), do Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de Pernambuco (COSEMS/PE), da Secretaria de Saúde do Estado (SES/PE), do Distrito Sanitário Especial Indígena em Pernambuco (DSEI/PE), do Conselho Estadual e Municipais de Saúde , além de representantes das populações vulnerabilizadas e ONGs.

Segundo o presidente da Comissão de Saúde da Alepe, deputado Sileno Guedes, a ideia é trazer visibilidade ao tema e envolver parlamentares, gestores, técnicos e conselheiros estaduais na criação e execução de políticas públicas de saúde mais acessíveis. “É importante incluir políticas de saúde eficientes e direcionadas a essas populações, afinadas com os princípios do SUS. É fazer uma grande reflexão para todos da sociedade. O SUS não faz nada sozinho. Precisa da mobilização de todos”, enfatizou.

 

Serviço:
O que: Audiência Pública na Alepe
Tema: debater o atendimento à saúde no estado a populações vulnerabilizadas
Quando: Quarta-feira (06/08)
Onde: Auditório Sérgio Guerra, Rua da União, Boa Vista
Hora: 10h00


Alepe promove nova ação gratuita para atendimento em diagnóstico e cirurgia de catarata

Em 11/08/2025

A Assembleia Legislativa de Pernambuco está oferecendo 200 vagas para atendimento gratuito em diagnóstico e cirurgia de catarata. Os atendimentos serão realizados nesta quarta (06/08) e quinta-feira (07/08), das 9h às 16 horas, na sede da Alepe, Rua da União, na Boa Vista.

Os agendamentos já podem ser feitos pelos fones (81) 3183-2242 e (81) 3183-2443.

Na primeira etapa, os pacientes serão avaliados por técnicos da Fundação Altino Ventura, que farão os exames específicos. Podem participar do mutirão pessoas a partir dos 55 anos.

A ação é coordenada pela Superintendência de Saúde e Medicina Ocupacional da Alepe em parceria com a Fundação Altino Ventura.


Alepe promove seminário para capacitar servidores e melhorar atendimento ao cidadão

Em 11/08/2025

Evento acontece entre os dias 30 de julho e primeiro de agosto, em Gravatá, com foco em estratégias de gestão e comunicação institucional

 

A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) promoverá o seminário “O Papel dos Gabinetes Parlamentares no Fortalecimento do Legislativo”. O encontro será entre os dias 30 de julho e primeiro de agosto, no Hotel Canariu ‘s, em Gravatá, no Agreste do Estado. O evento reunirá os chefes de gabinete para debater estratégias de gestão, comunicação institucional e integração entre os gabinetes e demais setores da Casa, com foco na qualificação do serviço público e atendimento às demandas sociais da população.

Na quarta-feira (30/07), haverá um jantar de boas-vindas e a abertura do evento acontece na quinta-feira (31/07), às 10h30, com a participação do presidente da Alepe, deputado Álvaro Porto (PSDB), e do primeiro-secretário deputado Francismar Pontes (PSB). Também farão parte da mesa institucional de abertura o Superintendente Geral da Alepe, Aldemar Santos, o Superintendente da Escola do Legislativo, Alberes Lopes, e o presidente do Sindicato dos Servidores da Alepe, Ítalo Lopes.
O tema de abertura do seminário será ministrado pelo mestre em administração de empresas, Jáuvaro Carneiro Leão. As atividades acontecerão no salão Rouxinol do hotel. Durante o seminário, os participantes terão a oportunidade de conferir o painel temático “Comunicação Institucional”, com o ex-jornalista da TV Globo, Francisco José.

Na quinta-feira, haverá duas palestras no período da tarde. A primeira, às 14h30, sobre “Gestão de equipe no gabinete parlamentar”, ministrada pela mestre em gestão pública, Simone Pontes. E a segunda, às 16h, de caráter motivacional, tendo como tema “Os segredos mágicos do sucesso”.

O assunto será abordado pelo especialista em gestão de pessoas, negócios e marketing, Roberto Montanha. A sexta-feira, último dia do seminário, será dedicada à avaliação dos conteúdos apresentados.

De acordo com o Superintendente Geral da Alepe, Aldemar Santos, o seminário “representa um passo importante na construção de um Legislativo mais eficiente, colaborativo e preparado para atender às necessidades da sociedade”.

“Investir na formação das chefias de gabinete é investir na qualidade do trabalho parlamentar e no fortalecimento da nossa atuação institucional”, destacou Aldemar Santos.

 

Serviço:

Seminário: “O Papel dos Gabinetes Parlamentares no Fortalecimento do Legislativo”

Quando: De 30 de julho a primeiro de agosto

Onde: Hotel Canariu’s, em Gravatá


Alepe realiza campanha de vacinação para servidores e público geral

Em 10/06/2025

Serão disponibilizadas doses contra gripe, hepatite B, febre amarela, DTPA (difteria, tétano e coqueluche) e DT (difteria e tétano)

 

 

A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) promove nesta terça-feira (10/06) uma campanha de vacinação em parceria com a Secretaria de Saúde do Recife, das 8h às 12h e das 13h às 16h, na Rua da União, Boa Vista. A ação é voltada para servidores e público em geral com o objetivo de ampliar a cobertura vacinal na região.

Serão disponibilizadas 610 doses, incluindo imunização contra gripe, hepatite B, febre amarela, DTPA (difteria, tétano e coqueluche) e DT (difteria e tétano). Para se vacinar, basta comparecer ao local levando o cartão do SUS, a carteira de vacinação e o CPF. Os interessados devem chegar no horário de atendimento para garantir sua dose.

De acordo com o superintendente de Saúde e Medicina Ocupacional da Alepe, Wildy Ferreira, a iniciativa reforça o compromisso da Assembleia com a saúde pública e o bem estar da população. “A campanha busca incentivar as pessoas a manterem suas carteiras de vacinação atualizadas. Essa ação é uma oportunidade acessível para quem deseja se proteger contra doenças evitáveis por imunização”, informou.

Para o primeiro-secretário da Alepe, deputado Francismar Pontes, a campanha também visa conscientizar sobre a importância da prevenção e do fortalecimento do sistema imunológico coletivo. “Com essa medida, a Assembleia reafirma seu papel na promoção da saúde e na proteção da comunidade pernambucana”, enfatizou Pontes.

Serviço

Campanha de vacinação da Alepe

Local: Rua da União, 397, Boa Vista

Data: Na terça-feira (10/06), das 8h às 12h e das 13h às 16h

Trazer cartão do SUS, carteira de vacinação e o CPF