Brasão da Alepe

Concede a Medalha Joaquim Nabuco, Classe Ouro, ao Grupo João Carlos Paes Mendonça – JCPM.

Texto Completo

Art. 1º - Fica concedida a Medalha Joaquim Nabuco ao Grupo João Carlos Paes
Mendonça - JCPM, nos termos do que dispõe a Resolução nº 297, de 19 de dezembro
de 1995.

Art. 2º - A presente Resolução entra em vigor na data da sua publicação.

Art. 3º - Revogam-se as disposições em contrário.
Autor: Terezinha Nunes

Justificativa

Conceder a medalha Joaquim Nabuco Classe Ouro ao grupo João Carlos Paes
Mendonça (JCPM) é reconhecer a importância e o compromisso social de suas
diversas empresas que geram emprego, renda e oportunidades ao povo
pernambucano, estimulando o desenvolvimento de nosso Estado. Atuando na área de
comunicação e nos setores imobiliário, de varejo e de shoppings centers, o
grupo JCPM vem se destacando como um dos maiores empreendimentos de Pernambuco,
graças ao empenho e visão de futuro de seu presidente e colaboradores.

Fundado em 1935 no povoado de Serra do Machado, agreste de Sergipe, por Pedro
Paes Mendonça, pai de seu atual presidente, o empresário João Carlos Paes
Mendonça, o JCPM tem sua sede em Recife e projetos e investimentos em diversos
outros estados.

Na área de comunicação, o grupo conta com o Sistema Jornal do Commercio de
Comunicação (SJCC), formado pelo Jornal do Commercio (líder absoluto em
circulação no Estado desde 1993, segundo dados do Instituto Verificador de
Circulação - IVC), TV Jornal Recife, TV Jornal Caruaru, Rádios JC/CBN (sendo a
JC Recife também líder em audiência há mais de 17 anos) e cinco emissoras do
interior (Caruaru, Garanhuns, Limoeiro, Pesqueira e Petrolina), além do JC
OnLine, o maior e mais acessado portal de notícias e entretenimento de
Pernambuco.

Além de informar com isenção, tais veículos também têm mostrado consciência do
papel de formadores de opinião e comprometimento com o bem-estar do povo
pernambucano. Exemplo disto é o trabalho que o Sistema vem desenvolvendo na
divulgação de ações de solidariedade, realizadas por pessoas simples de nossas
comunidades, ONGs e movimentos sociais e que, com divulgação, tendem a se
multiplicar em novas atitudes cidadãs, nome dado ao projeto que gerou,
inclusive, o site www.atitudecidada.com.br.

No segmento de shoppings, o grupo possui participação nos principais
empreendimentos do tipo no Estado, sendo 33,33% de participação do shopping
Recife, 67,6% do shopping Tacaruna, 23% do Plaza shopping Casa Forte e 50% do
Shopping Guararapes.

Já no setor imobiliário, o grupo construiu, no Recife, um dos mais modernos e
inteligentes centros empresariais do país, o JCPM Trade Center. Com 20 andares,
o edifício é localizado à beira-mar, com vista para a bacia do Pina e praia de
Boa Viagem. Também tem outros três grandes projetos em andamento para
construção de dois condomínios residenciais no Pina e em Boa Viagem e um resort
na Costa de Guadalupe.

O JCPM ainda teve importante atuação na área de varejo, no Estado, durante 50
anos, período em que consolidou o grupo Bompreço, tornando-o a terceira rede de
supermercados do país.

Recentemente, o grupo criou, no Recife, o Instituto JCPM, a fim de ampliar seu
compromisso social com as populações vulneráveis da região Nordeste. Uma das
suas frentes de atuação é a capacitação de jovens carentes para o mercado de
trabalho. O Projeto Amigos do Saber, promovido em parceria com a Universidade
Católica de Pernambuco, ofereceu aulas de informática e reforço escolar para
alunos de 5ª a 8ª séries e curso pré-vestibular para estudantes do ensino
médio, garantindo maior oportunidade a centenas de recifenses. O instituto
também vem estimulando os shoppings onde tem participação a trabalhar sua
responsabilidade social. Estímulo este que se estende a outros projetos do
grupo.

Diante do exposto, solicito do plenário desta Casa a aprovação deste projeto.

Histórico

Sala das Reuniões, em 2 de fevereiro de 2009.

Terezinha Nunes
Deputada


Informações Complementares

Status
Situação do Trâmite: Concluída e Arquivada
Localização: Arquivo

Tramitação
1ª Publicação: 03/02/2009 D.P.L.: 15
1ª Inserção na O.D.: 14/04/2009

Sessão Plenária
Result. 1ª Disc.: Data:
Result. 2ª Disc.: Data:

Resultado Final
Publicação Redação Final: Página D.P.L.: 0
Inserção Redação Final na O.D.:
Resultado Final: Aprovada Data: 14/04/2009


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