
Institui o dia 28 de fevereiro como Dia Estadual da Cultura de Bois no Estado de Pernambuco e dá outras providências.
Texto Completo
Art. 1º Fica instituído o dia 28 de fevereiro como o Dia Estadual da Cultura
de Bois no Estado de Pernambuco.
Art. 2º O Poder Executivo Estadual deverá adotar as providências necessárias
para incluir no Calendário Oficial do Estado de Pernambuco o dia 28 de
fevereiro, como data para as comemorações oficiais culturais populares do
Brinquedo de Bois.
Art. 3º Esta Lei entrará em vigor na data de sua publicação.
de Bois no Estado de Pernambuco.
Art. 2º O Poder Executivo Estadual deverá adotar as providências necessárias
para incluir no Calendário Oficial do Estado de Pernambuco o dia 28 de
fevereiro, como data para as comemorações oficiais culturais populares do
Brinquedo de Bois.
Art. 3º Esta Lei entrará em vigor na data de sua publicação.
Autor: Coronel José Alves
Justificativa
Justifica-se a iniciativa deste Projeto de Lei que institui o dia 28 de
fevereiro como data oficial para as comemorações populares da Cultura de Bois
no Estado de Pernambuco, como um resgate e valorização do nosso folclore.
Os folguedos populares tiveram início em Recife, no ano de 1644, mais
precisamente no dia 28 de fevereiro, quando da inauguração da Ponte do Recife,
hoje conhecida como Ponte Maurício de Nassau, o Conde holandês Maurício de
Nassau, que estava de partida da Cidade, desejando grande público para
prestigiar o evento mobilizou a população espalhando a notícia de que faria "UM
BOI VOAR" sobre a ponte.
O Conde Maurício de Nassau utilizou-se de um couro de boi, moldou-o em forma de
um balão inflável, amarrado em cordas finas, sobre roldanas, controlado por
marinheiros, que o fazia dar cambalhotas no ar.
O espetáculo aconteceu com a presença de um grande público, que assistiu de
boca aberta e aplaudiu tamanha peripécia.
Maurício de Nassau cumpriu sua promessa, fez realmente o boi voar, ficou
conhecido e admirado por todos pela sua criatividade e astúcia.
E a inauguração da ponte com boi voador e tudo foi um sucesso, tanto para a
história dos holandeses em Pernambuco, quanto para os cofres da Coroa
holandesa, que arrecadou cerca de 20.800 florins.
No I Encontro Sul Americano das Culturas Populares, realizado em Brasília-DF,
verificou a existência da Cultura do Boi em países vizinhos como a Bolívia, o
Peru, o Equador e a Venezuela.
Recife é a sede da Federação Cultural dos Bois e Similares do Estado de
Pernambuco, sendo esta a única entidade do gênero existente no mundo, tratando
inclusive de difundir e levar a cultura de bois através de turnês em outros
estados e países, como Alemanha, França e Holanda.
Atualmente a Federação de Bois congrega mais de 200 associações (agremiações)
em todo o Estado de Pernambuco.
A Cultura de Bois também é comemorada nos Estados do Amazonas, Pará, Maranhão,
Santa Catarina, Ceará, Rio Grande do Norte, Alagoas, Piauí e Bahia, sendo,
portanto de suma importância sua divulgação cultural para o turismo local e
internacional.
O teatrólogo e escritor pernambucano Hermilio Borba Filho em sua publicação
"APRESENTAÇÃO DO BUMBA-MEU-BOI", Editora Guararapes, atraído pela arte popular,
no que ela tem de mais puro, saiu em campo e nos apresentou uma minunciosa
pesquisa sobre o folclore do Bumba-Meu-Boi, com dados colhidos nos próprios
locais das encenações, relatando com sabor e simplicidade o nosso folclore,
como defensor das raízes culturais do nordeste.
O Bumba-Meu-Boi associa-se às representações populares desde a Idade Média, são
dadas por ocasião da Festa da Igreja, mas é fato que festas de bois sempre
existiram em vários outros países. Luiz da Câmara Cascudo em seu Dicionário do
Folclore Brasileiro cita algumas, quer de origem religiosa, quer de origem
pastoril, desde o boi Ápis, a vaca Ísis, o touro Mnéris, o boi Geroa, o boi de
São Marcos ao touro Guaque ou Huaco. É um nunca acabar de ligações,
reminiscências, influências e afinidades. Dentro do sentido do nosso
espetáculo, vale ressaltar-se os ecos longínquos da "commedia dellarte".
Noutro sentido, o religioso, o espetáculo liga-se ao culto do boi, que vem
desde o Nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo.
Auto ou drama pastoril ligado à forma de teatro hierárquico das festas de Natal
e Reis, o Bumba-Meu-Boi é o mais puro dos espetáculos populares nordestinos,
pois embora nele se notem algumas influências européias na sua estrutura, seus
assuntos, seus tipos e a música são essencialmente brasileiros.
Por todo o exposto é que proponho esse Projeto de Lei e peço aos Senhores pares
a compreensão para a importância da cultura de boi em nosso Estado, como
atrativo de fundamental importância para o turismo estadual, e assim, peço aos
Senhores a aprovação desta matéria.
fevereiro como data oficial para as comemorações populares da Cultura de Bois
no Estado de Pernambuco, como um resgate e valorização do nosso folclore.
Os folguedos populares tiveram início em Recife, no ano de 1644, mais
precisamente no dia 28 de fevereiro, quando da inauguração da Ponte do Recife,
hoje conhecida como Ponte Maurício de Nassau, o Conde holandês Maurício de
Nassau, que estava de partida da Cidade, desejando grande público para
prestigiar o evento mobilizou a população espalhando a notícia de que faria "UM
BOI VOAR" sobre a ponte.
O Conde Maurício de Nassau utilizou-se de um couro de boi, moldou-o em forma de
um balão inflável, amarrado em cordas finas, sobre roldanas, controlado por
marinheiros, que o fazia dar cambalhotas no ar.
O espetáculo aconteceu com a presença de um grande público, que assistiu de
boca aberta e aplaudiu tamanha peripécia.
Maurício de Nassau cumpriu sua promessa, fez realmente o boi voar, ficou
conhecido e admirado por todos pela sua criatividade e astúcia.
E a inauguração da ponte com boi voador e tudo foi um sucesso, tanto para a
história dos holandeses em Pernambuco, quanto para os cofres da Coroa
holandesa, que arrecadou cerca de 20.800 florins.
No I Encontro Sul Americano das Culturas Populares, realizado em Brasília-DF,
verificou a existência da Cultura do Boi em países vizinhos como a Bolívia, o
Peru, o Equador e a Venezuela.
Recife é a sede da Federação Cultural dos Bois e Similares do Estado de
Pernambuco, sendo esta a única entidade do gênero existente no mundo, tratando
inclusive de difundir e levar a cultura de bois através de turnês em outros
estados e países, como Alemanha, França e Holanda.
Atualmente a Federação de Bois congrega mais de 200 associações (agremiações)
em todo o Estado de Pernambuco.
A Cultura de Bois também é comemorada nos Estados do Amazonas, Pará, Maranhão,
Santa Catarina, Ceará, Rio Grande do Norte, Alagoas, Piauí e Bahia, sendo,
portanto de suma importância sua divulgação cultural para o turismo local e
internacional.
O teatrólogo e escritor pernambucano Hermilio Borba Filho em sua publicação
"APRESENTAÇÃO DO BUMBA-MEU-BOI", Editora Guararapes, atraído pela arte popular,
no que ela tem de mais puro, saiu em campo e nos apresentou uma minunciosa
pesquisa sobre o folclore do Bumba-Meu-Boi, com dados colhidos nos próprios
locais das encenações, relatando com sabor e simplicidade o nosso folclore,
como defensor das raízes culturais do nordeste.
O Bumba-Meu-Boi associa-se às representações populares desde a Idade Média, são
dadas por ocasião da Festa da Igreja, mas é fato que festas de bois sempre
existiram em vários outros países. Luiz da Câmara Cascudo em seu Dicionário do
Folclore Brasileiro cita algumas, quer de origem religiosa, quer de origem
pastoril, desde o boi Ápis, a vaca Ísis, o touro Mnéris, o boi Geroa, o boi de
São Marcos ao touro Guaque ou Huaco. É um nunca acabar de ligações,
reminiscências, influências e afinidades. Dentro do sentido do nosso
espetáculo, vale ressaltar-se os ecos longínquos da "commedia dellarte".
Noutro sentido, o religioso, o espetáculo liga-se ao culto do boi, que vem
desde o Nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo.
Auto ou drama pastoril ligado à forma de teatro hierárquico das festas de Natal
e Reis, o Bumba-Meu-Boi é o mais puro dos espetáculos populares nordestinos,
pois embora nele se notem algumas influências européias na sua estrutura, seus
assuntos, seus tipos e a música são essencialmente brasileiros.
Por todo o exposto é que proponho esse Projeto de Lei e peço aos Senhores pares
a compreensão para a importância da cultura de boi em nosso Estado, como
atrativo de fundamental importância para o turismo estadual, e assim, peço aos
Senhores a aprovação desta matéria.
Histórico
Sala das Reuniões, em 24 de março de 2010.
Coronel José Alves
Deputado
Informações Complementares
Status | |
---|---|
Situação do Trâmite: | Enviada p/Redação Final |
Localização: | Redação Final |
Tramitação | |||
---|---|---|---|
1ª Publicação: | 26/03/2010 | D.P.L.: | 9 |
1ª Inserção na O.D.: | 01/09/2010 |
Sessão Plenária | |||
---|---|---|---|
Result. 1ª Disc.: | Aprovado o Substitutivo | Data: | 01/09/2010 |
Result. 2ª Disc.: | Aprovado o | Data: | 20/09/2010 |
Resultado Final | |||
---|---|---|---|
Publicação Redação Final: | 21/09/2010 | Página D.P.L.: | 0 |
Inserção Redação Final na O.D.: | |||
Resultado Final: | Aprovada | Data: | 21/09/2010 |
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