
Parecer 9143/2022
Texto Completo
Projeto de Resolução nº 3381/2022
Autor: Deputada Priscila Krause
PROPOSIÇÃO QUE VISA CONCEDER O TÍTULO HONORÍFICO DE CIDADÃO PERNAMBUCANO AO PROFESSOR ROLDÃO GOMES TORRES. INTELIGÊNCIA DOS ARTS. 199, X E 271 A 275 DO REGIMENTO INTERNO DESTE PODER LEGISLATIVO. ATENDIDOS OS PRESSUPOSTOS CONSTITUCIONAIS, LEGAIS E REGIMENTAIS. PELA APROVAÇÃO.
1. Relatório
Vem a esta Comissão de Constituição, Legislação e Justiça, para análise e emissão de parecer, o Projeto de Resolução nº 3381/2022, de autoria da Deputada Priscila Krause, que visa conceder o Título Honorífico de Cidadão Pernambucano ao Professor Roldão Gomes Torres.
A proposição tramita em regime ordinário.
2. Parecer do Relator
A presente proposição vem arrimada no art. 199, X, do Regimento Interno deste Poder Legislativo.
Inicialmente, é mister destacar que o homenageado possui vasto rol de serviços prestados ao Estado de Pernambuco, consoante justificativa apresentada, in verbis:
“O professor Roldão Gomes Torres, natural de Maceió -Alagoas, filho de Esperidião Torres e de Odontina Gomes Torres, chegou à cidade do Recife no dia 10 de março de 1962, aos 18 anos para fazer o 3º ano científico (atualmente ensino médio), no colégio Carneiro Leão. Passou em 2º lugar para o vestibular de Engenharia Mecânica, na Universidade Federal de Pernambuco e o ano seguinte passou em Economia na Universidade Católica de Pernambuco, fincando suas raízes em Recife, onde gerou seus 4 filhos.
Graduado em Engenharia Mecânica, pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1967 e em Economia, pela Universidade Católica de Pernambuco em 1968. Pós-graduado em Desenvolvimento Econômico pela Cepal-ONU e Mestrado em Engenharia de Produção, pela Coppe- UFRJ, no ano de 1973.
Atuou como Presidente do CETEPE (Centro de Prestação de Serviços Técnicos de Pernambuco – 1973 a 1980), trabalhou na Secretaria de Transportes Urbanos e Obras da Prefeitura da Cidade do Recife em 1982, como diretor de Transportes e Coordenador do Projeto de Expansão e Revitalização do Sistema de Trolebus da Cidade do Recife, na época . Ademais, foi Presidente da EMTU (Empresa Municipal de Transportes Urbanos), durante o governo de Joaquim Francisco e Pró-Reitor de Planejamento da UFPE, na gestão Efrem Maranhão.
Dos diversos cargos ocupados, atuou ainda no ITEP, foi diretor do FINOR/ SUDENE (período 1998 a 2001), e logo depois assumiu a Superintendência da SUDENE no governo Fernando Henrique, quando o órgão foi incorporado ao Ministério da Integração Nacional, onde passou 7 anos atuando no órgão.
Professor das Principais Universidades pernambucanas, lecionou durante mais de 40 anos na FCAP/UPE, além de ter sido pró-reitor e Professor da UFPE.
Destaque-se também que a mais de 30 anos fundou o Instituto de Administração e Tecnologia - ADM&TEC em parceria com outros professores da FCAP/UPE, onde foi professor por 30 anos e exerce a função de presidente.
Isto posto, resta de grande valia acolher de forma efetiva e definitiva, na gloriosa classe de cidadão pernambucano, o Dr. Roldão Gomes Torres com inestimáveis serviços prestados ao Povo Pernambucano, motivo pelo qual solicito o apoio dos nobres pares para a aprovação do presente Projeto de Resolução.”
Cumpre ressaltar que o agraciado apresentou todos os documentos, em conformidade com o Capítulo VII do Regimento Interno, que trata da concessão do Título Honorífico de Cidadão Pernambucano.
Diante do exposto, opino no sentido de que o parecer desta Comissão de Constituição, Legislação e Justiça seja pela aprovação do Projeto de Resolução nº 3381/2022, de autoria da Deputada Priscila Krause.
3. Conclusão da Comissão
Ante o exposto, tendo em vista as considerações expendidas pelo relator, opinamos pela aprovação do Projeto de Resolução nº 3381/2022, de autoria da Deputada Priscila Krause.
Histórico