
Requerimento 906/2023
Texto Completo
Requeremos à Mesa, ouvido o Plenário e cumpridas às formalidades regimentais, que seja enviado um Voto de Aplauso ao Evento Mundial Rally dos Sertões, pela Edição 2023 iniciada no Município de Petrolina.
Justificativa
A história do Rally dos Sertões com a realização do Rally São Francisco, começou em 1991, e cruzou o país partindo de Ribeirão Preto, interior de São Paulo, para chegar até as praias de Maceió/AL. O evento foi aberto exclusivamente para motos. Já em 1993, foi organizada a primeira edição do que conhecemos como Rally dos Sertões, com largada em Campos do Jordão/SP e chegada em Natal/RN, percorrendo 3.500 quilômetros. Em 1994, a capital potiguar, Natal, continuou sendo o destino final contando com os primeiros pilotos estrangeiros encarando os Sertões, e iniciando a fase internacional do evento. O percurso total foi de 4.500 km, sempre margeando o rio São Francisco. No ano seguinte, a confirmação de Evento Mundial se consolidou através da participação de estrelas globais do motociclismo. Em seguida, a entrada dos carros, como disputa experimental, partindo do sul de Minas Gerais até Natal, Rio Grande do Norte. Em 1996, o rali passou para a direção e produção da Dunas Race, empresa exclusivamente focada na prova, e contou com a entrada direta de entidades oficiais como a CBM (Confederação Brasileira de Motociclismo) e a CNR (Comissão Nacional de Rally), responsáveis pela vistoria técnica do regulamento, checagem de equipamento e apurações. Os participantes duelaram de São Paulo/SP até Fortaleza/CE, percorrendo mais de 4 mil quilômetros, e o Sertões já era reconhecido como um dos dez maiores ralis do mundo. Em 1997, já no 5º Rally dos Sertões e, graças ao novo perfil do evento, a iniciativa privada participa de forma mais marcante, atraindo os principais veículos de comunicação e algumas montadoras, que começaram a apoiar o evento, com apoio material, logística e equipes de apoio. A competição partiu de Mairiporã/SP e terminou mais uma vez em Natal, após 4.500 km percorridos. E de 1998 a 2000, o Rally Internacional recebendo novos patrocinadores e contabilizando números cada vez maiores de competidores, para em 1999, criar a categoria caminhões. Em seguida, na edição de 2001, a estreia dos “Canastras”, equipe que realiza a Ação Ambiental com a coleta do lixo produzido pelos participantes. A Ação Social também foi novidade, levando auxílio à população das cidades integrantes do roteiro, que largou de São Paulo e chegou até Fortaleza.
Na décima edição, o Rally dos Sertões fez a festa da largada foi em Goiânia, Goiás, com destino novamente em Fortaleza. E no ano seguinte, partiu mais uma vez de Goiânia, que depois de 3.825 quilômetros percorridos, chegou em São Luís, capital maranhense. Em 2004, o evento foi observado por um comissário da FIM (Federação Internacional de Motociclismo) para participar da competição, que ao analisar a organização do evento, concedeu a homologação para o rali fazer parte do calendário Mundial já no ano seguinte. Neste ano a categoria Regularidade teve sua estreia, com 30 duplas inscritas. A 13ª edição - 2005 - inovou e abandonou a linha reta rumo ao litoral nordestino para realizar um circuito que partiu e retornou a Goiânia. A prova foi marcada pela extrema dificuldade encontrada nas especiais, onde 161 veículos competiram em mais de 4 mil km. A Largada contou com cerca de 20 mil pessoas que assistiram a apresentação de todas as equipes competidoras. Em 2006, a preocupação da organização com a visibilidade dos patrocinadores aumentou, garantindo bons resultados, e mais uma vez a Largada Promocional contou mais de 20 mil pessoas. A presença de competidores estrangeiros também aumentou, e a vitória do francês Cyril Despres na categoria Motos deu força à divulgação internacional. Em 2007, foi a comemoração histórica dos 15 anos de Rally dos Sertões em mais uma prova com quase 5 mil quilômetros que passou pelos diversos tipos de terrenos encontrados no sertão brasileiro. O rali bateu recorde de competidores estrangeiros, atingindo a marca de 27 inscritos entre motos, carros, caminhões e quadriciclos. Pelo terceiro ano consecutivo, a prova fez parte do calendário do Campeonato Mundial para as motos, consagrando-se como a segunda maior prova off-road do mundo (em extensão e número de competidores). Em 2008, a 16ª edição do evento apresentou uma novidade para a Largada Promocional: Super Prime noturno. Um espetáculo de velocidade em circuito fechado para a primeira tomada de tempo da competição. Nesta edição, 253 inscritos, com 40 competidores estrangeiros de 14 países. Foram 4.734 km percorridos entre Goiânia - GO e Natal - RN. Além disso, o evento sediou uma das etapas da Copa do Mundo FIA para carros e caminhões. Já em 2009, a palavra chave foi: Superação. Esta é a palavra que melhor define a edição do Rally Internacional dos Sertões daquele ano. A começar pelo Super Prime em Goiânia com público recorde de 25 mil pessoas, e o roteiro mais difícil e técnico de todas as edições, realizado em um ano de crise econômica mundial, que, ainda assim, reuniu 190 competidores para percorrer 5.045 quilômetros, de Goiânia a Natal em dez dias. Uma equipe com mais de cinco mil pessoas trabalhou diretamente no evento. Entre elas, 1.700 formaram a caravana que passou por todas as cidades-dormitório.
A maior aventura brasileira sobre rodas chegou à maioridade. Em 2010, são 18 anos de crescimento contínuo com sucesso nacional e internacional. E o Rally dos Sertões apresentou números de gente grande: 4.486 quilômetros de percurso (95% inédito) com 52,7% de trecho cronometrado, de Goiânia a Fortaleza. Ao todo, 12 países estavam representados no rali, que teve a “competitividade” como palavra-chave. A 19ª edição em 2011 marcou época no off road. Largou de Goiânia e chegou em Caucaia - CE, com um público de 30 mil pessoas na arena do Super Prime e 20 toneladas de alimentos arrecadados. 195 competidores, entre eles 8 mulheres e 9 nacionalidades diferentes percorrendo 4.041km, sendo 90% de trecho inédito. Foram 10 dias de competição, 11 cidades dormitórios em cinco estados diferentes. Em 2012, festejando os 20 anos de Rally dos Sertões, a caravana se uniu a comemoração dos 400 anos da cidade de São Luís do Maranhão e largou para 4.951km de aventura até Fortaleza, que contou com a presença de 207 competidores divididos entre 132 veículos e 53 equipes, representantes de seis países aceleraram pelas trilhas, que cortaram cinco estados brasileiros, 11 cidades-dormitório em dez dias de competição. Em 2013 na 21ª edição do maior rali brasileiro, a caravana com mais de duas mil pessoas voltou a largar (e chegar) em Goiânia (GO) depois de rodar mais de 4 mil quilômetros, passando por Goiás e Tocantins. Com novo formato de Super Prime, o público pode acompanhar de perto os saltos e disputas acirradas no circuito fechado. Ao todo, largaram 175 competidores (8 mulheres) para o Sertões, divididos em 46 motos, 15 quadris, 46 carros, 2 caminhões e 8 UTVs. Um total de 117 veículos. O evento de 2013 marcou a volta da competição para a temporada do Mundial de Rally Cross Country FIM para motos e quadris, sendo a única etapa com peso dobrado. No ano seguinte, na 22ª edição do maior rali brasileiro, a caravana com mais de 2 mil pessoas partiu de Goiânia (GO) com destino a Belo Horizonte (MG), atravessando quase 3 mil quilômetros entre os dois estados. Nesta edição um novo formato permitiu que o Sertões largasse e chegasse em finais de semana, facilitando a presença do público no evento. Ao todo, largaram 204 competidores (4 mulheres) para o Sertões, divididos em 40 motos, 17 quadris, 45 carros, 4 caminhões e 22 UTVs. Um total de 128 veículos. Em 2015, a organização do Rally dos Sertões inovou mais uma vez na 23ª edição da prova. A largada foi em Goiânia (GO) e a chegada, pela primeira vez na história, em Foz do Iguaçu, no Paraná. O percurso totalizou 2.855 quilômetros. A caravana foi composta por 116 veículos (40 carros, 39 motos, 30 UTVs e sete quadriciclos). Em 2016, a edição do Rally dos Sertões foi uma das mais desafiadoras da história. Os competidores enfrentaram 3.212 quilômetros entre Goiânia (GO) e Palmas (TO), sendo 74% do percurso de trechos cronometrados (especiais). Além disso, as três últimas etapas foram realizadas no desafiador Jalapão. Em 2017. A 25ª edição do Rally dos Sertões foi especial, tanto pelo marco de 1/4 de século como também pelo roteiro inédito de uma das maiores provas off-road do planeta. A largada foi realizada no Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Goiânia, e a chegada na paradisíaca cidade de Bonito, no Mato Grosso do Sul. Pelo sexto ano consecutivo, 2018, a aventura começou em Goiânia, desta vez rumo a Fortaleza, cidade que mais recebeu chegadas do Sertões. Pelo caminho, especiais velozes passando por Bahia e Piauí. Em 2019, Campo Grande estreou no roteiro do maior rally das Américas como ponto de partida para um percurso de 4.900km que mais uma vez cortou o Brasil de Oeste a Leste para terminar no mar de Aquiraz (CE). Um caminho que incluiu a passagem pelo Jalapão. Em 2020, a pandemia de Covid-19 exigiu mudanças na logística – data e estrutura – mas não impediu que o 28º Sertões fosse adiante. Para isso, valeu o conceito das bolhas – participantes, equipes e organização ficaram alojados nos mesmos locais, sem interagir com as comunidades. De Mogi-Guaçu (SP) a Barreirinhas (MA), a chuva de novembro se transformou no grande desafio. Em 2021. Com as condições sanitárias mais favoráveis, o público voltou ao rally, num ano em que o desafio começou e terminou no Nordeste: o Sertões - 100% Sertão. O percurso de 3.500km atravessou Rio Grande do Norte, Paraíba, Piauí, Ceará, Bahia, Alagoas e Pernambuco e exigiu que os competidores fossem como o sertanejo de Euclides da Cunha: antes de tudo, fortes. Já em 2022, a ocasião exigia um desafio inédito. O Sertões dos 30 anos (e do Bicentenário da Independência) ligou pela primeira vez os dois extremos do país e atravessou suas cinco regiões, tornando-se o maior rally do mundo em trechos cronometradas. Ao longo de duas semanas, foram mais de 7.000 quilômetros de cenários diferentes.
Petrolina – Terra dos Impossíveis – é o marco inicial da edição 2023 do Sertões. Rally mais tradicional das Américas, o Sertões 2023 divulgou o roteiro de sua 31ª edição entre os dias 11 e 19 de agosto, e seus competidores passarão por um prólogo e oito etapas em formato mais compacto, com saída em Petrolina e chegada na Praia do Preá, no Ceará. Ao todo, serão 3.800km de disputa, sendo 2.080 km cronometrados (especiais) e a prova terá três estados do Nordeste como base: Bahia, Ceará e Pernambuco. A novidade fica pela extensão do rally. A prova, 3.402 km menos extensa que em 2022, terá etapas disputadas em laços - quando pilotos largam e chegam no mesmo município -, minimizando a necessidade de deslocamento para competidores e equipes. No total, concorrentes terão 1.150 km de viagem. Com o lema: "Nosso palco é o Brasil" será concentrada em cinco cidades: Petrolina (PE), Xique-Xique (BA), Crato (CE), Sobral (CE) e Cruz (CE), sendo que esses dois últimos municípios integram o roteiro do rally pela primeira vez.
Diante do incremento turístico ao Nordeste Brasileiro e em especial a Pernambuco, que esse evento mundial trará para nosso trade – com geração de divulgação e ampliando o número de visitantes aos nossos polos turísticos do litoral ao sertão - solicito dos Nobres Pares o apoio na aprovação deste Voto de Aplauso.
Histórico
Antonio Coelho
Deputado
Informações Complementares
Status | |
---|---|
Situação do Trâmite: | ENVIADO_PARA_COMUNICACAO |
Localização: | SECRETARIA GERAL DA MESA DIRETORA (SEGMD) |
Tramitação | |||
---|---|---|---|
1ª Publicação: | 16/08/2023 | D.P.L.: | 28 |
1ª Inserção na O.D.: |