
Parecer 8620/2022
Texto Completo
Projeto de Resolução nº 3218/2022
Autor: Deputado Clodoaldo Magalhães
PROPOSIÇÃO QUE VISA CONCEDER O TÍTULO HONORÍFICO DE CIDADÃO PERNAMBUCANO AO MÉDICO JÚLIO TADEU ARRAES DA CUNHA SOUZA. INTELIGÊNCIA DOS ARTS. 199, X E 271 A 275 DO REGIMENTO INTERNO DESTE PODER LEGISLATIVO. ATENDIDOS OS PRESSUPOSTOS CONSTITUCIONAIS, LEGAIS E REGIMENTAIS. PELA APROVAÇÃO.
1. Relatório
Vem a esta Comissão de Constituição, Legislação e Justiça, para análise e emissão de parecer, o Projeto de Resolução nº 3218/2022, de autoria do Deputado Clodoaldo Magalhães, que visa conceder o Título Honorífico de Cidadão Pernambucano ao Médico Júlio Tadeu Arraes da Cunha Souza.
A proposição tramita em regime ordinário.
2. Parecer do Relator
A presente proposição vem arrimada no art. 199, X, do Regimento Interno deste Poder Legislativo.
Inicialmente, é mister destacar que o homenageado possui vasto rol de serviços prestados ao Estado de Pernambuco, consoante justificativa apresentada, in verbis:
“Filho de Emília Arraes da Cunha Souza, Mato-grossense, e de José Frederico da Cunha Souza, Pernambucano da cidade do Recife, o Dr. Júlio Tadeu Arraes da Cunha Souza nasceu na cidade do Crato, no Ceará, em 18 de novembro de 1971.
Residiu no Crato e em Araripina nos primeiros anos de vida, quando seus pais vieram para a Capital Pernambucana para trabalhar, ficando até 1975, quando a família se mudou novamente, dessa vez para Brasília, Capital Federal.
Passou o resto da infância e o início da juventude nessa cidade, mas jamais perdeu os laços de afetividade com Pernambuco. Nesses anos, sempre manteve íntima relação com o Recife, através de seus parentes, tios e primos, os quais o acolhiam em suas férias escolares e o apresentavam à Cidade, suas praias, cinemas, praças e parques.
Após concluir o ensino médio e já bastante inclinado à área de Saúde, o jovem Júlio Arraes não tinha dúvidas de que prestaria vestibular para medicina. Muito estudioso, ingressou, no ano de 1995, na Universidade de Pernambuco - UPE, voltando a esta terra tão querida por ele, e formou-se em 2001, tendo sido destaque como aluno e orador da turma: “Médicos do Século XXI, por uma medicina mais humana”.
Concluiu sua Residência Médica na especialidade de ortopedia e traumatologia, com subespecialidade em joelho e cirurgia do ombro e cotovelo na Clínica Ortopédica de Acidentados, no Bairro do Espinheiro, em Recife.
Em seguida, fez concurso público para médico ortopedista do Estado, sendo aprovado e lotado no Hospital Otávio de Freitas, onde desenvolveu a atividade de plantonista naquela unidade de saúde, sempre sensível à situação dos pacientes do SUS.
Paralelamente, Dr. Júlio trabalhou durante 4 anos como médico-tenente no Hospital da Aeronáutica, e, mesmo após este período, quando solicitado, sempre se faz presente com os seus préstimos.
Convidado a integrar a equipe de ortopedia do Instituto Materno Infantil de Pernambuco – IMIP, no ano de 2005, pouco tempo depois assumiu a chefia da especialidade.
Sob sua responsabilidade e desenvolvendo o trabalho de atendimento de urgência e emergência, cirurgias eletivas e ambulatório, chefiou uma equipe de mais de 20 profissionais, dando celeridade aos procedimentos e menor tempo de internação aos pacientes.
Mais tarde, em 2009, inaugurou os serviços de ortopedia da UPA de Olinda, bem como do Hospital Miguel Arraes, em Paulista, no qual assumiu a chefia da ortopedia daquele equipamento público. Em 2010, inaugurou o Serviço de Ortopedia e Traumatologia do Hospital Dom Helder Câmara, no Cabo de Santo Agostinho.
O grande desafio era modificar a realidade da Ortopedia no Estado, a qual se encontrava com hospitais sempre lotados, filas de espera cirúrgica e demanda reprimida para procedimentos da traumatologia. Desse modo, criou, juntamente com sua equipe, uma rotina para acelerar as cirurgias e proporcionar um menor tempo de permanência hospitalar, aumentando, assim, a quantidade de pacientes atendidos.
Em 2013, assumiu a Direção Técnica do Hospital Dom Helder Câmara, chefiando várias áreas e especialidades da unidade saúde, trabalhando para um novo modelo assistencial dentro desta Organização Social, colaborando para elevação da qualidade da assistência hospitalar na Região Metropolitana Sul e Zona da Mata Sul do Estado.
Em 2017, liderou a Missão Humanitária Internacional Operation Walk Chicago, no Hospital Dom Helder Câmara, cuja missão era destinada a realizar cirurgias de Artroplastias de Quadril em pacientes do SUS do Estado de Pernambuco, restabelecendo aos pacientes a capacidade de voltar a andar, trabalhar e prover seu próprio sustento, através da colocação de próteses de quadril em pacientes que já não mais podiam ter qualidade de vida digna.
Essa missão teve pleno êxito e foi reconhecida pela Assembleia Legislativa de Pernambuco, que, em 2017, conferiu ao Dr. Júlio Arraes a Medalha Joaquim Nabuco, Classe Ouro.
No ano seguinte, assume, com todos os méritos, a Direção Geral do Hospital Dom Helder e, na inciativa privada, montou também a equipe de ortopedia do no Hospital Memorial São José.
Dr. Júlio Arraes é apaixonado pela cultura Pernambucana, sendo entusiasta e folião do nosso Carnaval e o reconhecendo como a maior manifestação cultural e democrática do Estado.
É, também, admirador da história de luta e conquistas do Povo Pernambucano, bem como do crescimento e desenvolvimento econômico do Estado no decorrer de seus 25 anos em que reside em Recife.
Ao longo desse tempo, teve a oportunidade de conhecer a Zona da Mata, o Agreste e o Sertão pernambucano, admirando sua culinária rica e diversificada, a música, o artesanato e suas manifestações culturais.
Sua esposa Amanda e seu filho Guilherme, ambos pernambucanos, são seus maiores tesouros. O vínculo familiar é seu alicerce e força para os desafios do dia a dia.
Hoje, considera-se, com toda razão, um verdadeiro pernambucano pelo apreço a esta terra, fazendo questão de manifestar claramente seu amor por Pernambuco em todos lugares, entendendo que sua nobre sua missão não poderia ter sido designada a outro lugar.
Nos seus 50 anos de idade, encontrou em Pernambuco sua formação, sua carreira, seu lar, sua família e seu Porto Seguro.
Tendo em vista, dessa forma, toda a trajetória do Dr. Júlio Tadeu Arraes da Cunha Souza em favor do Povo Pernambucano, como cidadão, médico e gestor, solicito o apoio dos nobres pares para a aprovação do presente Projeto de Resolução.”
Diante do exposto, opino no sentido de que o parecer desta Comissão de Constituição, Legislação e Justiça seja pela aprovação do Projeto de Resolução nº 3218/2022, de autoria do Deputado Clodoaldo Magalhães.
3. Conclusão da Comissão
Ante o exposto, tendo em vista as considerações expendidas pelo relator, opinamos pela aprovação do Projeto de Resolução nº 3218/2022, de autoria do Deputado Clodoaldo Magalhães.
Histórico