Brasão da Alepe

Parecer 8618/2022

Texto Completo

                                

Projeto de Resolução nº 3212/2022

Autor: Deputado Erick Lessa

 

PROPOSIÇÃO QUE VISA CONCEDER O TÍTULO HONORÍFICO DE CIDADÃO PERNAMBUCANO AO EXCELENTÍSSIMO SENHOR BRUNO VITAL MOTA DE ANDRADE.  INTELIGÊNCIA DOS ARTS. 199, X E 271 A 275 DO REGIMENTO INTERNO DESTE PODER LEGISLATIVO. ATENDIDOS OS PRESSUPOSTOS CONSTITUCIONAIS, LEGAIS E REGIMENTAIS. PELA APROVAÇÃO.

 

1. Relatório

 

                            Vem a esta Comissão de Constituição, Legislação e Justiça, para análise e emissão de parecer, o Projeto de Resolução nº 3212/2022, de autoria do Deputado Erick Lessa, que visa conceder o Título Honorífico de Cidadão Pernambucano ao Excelentíssimo Senhor Bruno Vital Mota de Andrade.

                            A proposição tramita em regime ordinário.

2. Parecer do Relator

                                   A presente proposição vem arrimada no art. 199, X, do Regimento Interno deste Poder Legislativo.

 

                            Inicialmente, é mister destacar que o homenageado possui vasto rol de serviços prestados ao Estado de Pernambuco, consoante justificativa apresentada, in verbis:

                                     

“  O Excelentíssimo Delegado da Polícia Civil de Pernambuco Senhor Bruno Vital Mota de Andrade faz jus à presente propositura, preenchendo todos os pressupostos para receber o Título Honorífico de Cidadão Pernambucano, uma vez que, na qualidade de Delegado de Polícia Civil, tem revelado grande contributo para o Estado de Pernambuco, histórico de seriedade, eficiência e serviços à sociedade, que perpassam desde os tempos em que iniciou com nobreza suas atribuições como Delegado de Polícia Civil vinculado à Secretaria de Defesa Social do Estado de Pernambuco.

Nascido em 29 de abril de 1982, na cidade de Maceió, estado de Alagoas, filho da Senhora Marly Alves Mota de Andrade e do Senhor Francisco Vital Mota de Andrade, Dr. Bruno Vital possui formação acadêmica em Direito pela Associação Caruaruense de Ensino Superior (ASCES), sendo Pós-graduado em Ciências Criminais e Segurança Pública e Cidadania.

Profissional de segurança e investigação, com experiência em gestão por resultados, ações de combate à criminalidade organizada e inteligência policial, planejamento, execução e monitoramento de ações estratégicas no âmbito da Polícia Civil de Pernambuco, Dr. Bruno Vital atua como Delegado da Polícia Civil de Pernambuco desde 2009.

Tendo exercido as funções, em sua maioria, na apuração de homicídios, realizações de operações de repressão qualificadas de grande importância para a região. Em sua trajetória, passou pela 89ª Delegacia de Polícia (DP) de Caruaru, local onde aprimorou conhecimentos e  ganhou experiências em investigação e homicídios, bem como na 88ª DP de Caruaru, onde promoveu várias investigações qualificadas e prisões importantes, aprimoramento de gestão organizacional e melhorias na estrutura com a reformada sede. Seu trabalho seguiu exitoso na Delegacia Seccional de Caruaru onde atuou por quatro anos como Delegado chefe da 3ª Divisão de Homicídios do Agreste, responsável por 06 dos maiores municípios do interior, 07 Delegacias e cerca de 60 policiais. Em 2017, exerceu a função de Diretor de Polícia do Interior 2, abrangendo a região do Sertão do Estado, responsável por 61 municípios, 62 delegacias e cerca de 600 policiais. Exerceu também a função de Delegado Seccional da Área Integrada de Segurança 14°de Caruaru, com cerca de 250 policiais sob sua responsabilidade, na qual atuou na administração de ações policiais em operações de repressão qualificada contra o crime organizado. Obtendo o alcance de metas pré-estabelecidas, entre elas a resolução de autorias de homicídios, prisões, operações e gestão de segurança em eventos turísticos de grande porte como o São João de Caruaru e Carnaval de Bezerros.

Atualmente exerce com excelência a função de Gerente de Controle Operacional do Interior 01 da policia Civil de Pernambuco responsável por 109 municípios, 112 delegacias e 1400 policiais. Sendo responsável pelas operações de crime organizado e participado de operações de grande repercussão e relevância para os pernambucanos, tem trabalhado sempre com muito empenho para diminuir os índices de criminalidade no Estado de Pernambuco.

A sua exemplar conduta e ação tiveram participação direta nas seguintes operações e investigações: Caso da Advogada Severina Natalícia; Caso do vice-prefeito de Cumaru; Chacina da Lagoa do Paulista; Caso do colunista Marcolino Júnior; Caso do apresentador Alexandre Farias; Caso da menina Ayla Lorena; Operação Agreste Seguro em Caruaru; Operação Themmis, na cidade de Bezerros; Operação Hostes, em Santa Cruz do Capibaribe; Operação Tocandira, em Cupira e Operação Fúrias, em Camocim de São Félix.

O seu legado vem sendo reconhecido pela instituição de Polícia Civil de Pernambuco, tendo recebido a medalha Mérito Policial Civil Classe Ouro, a medalha Mérito Felipe Néri Ferreira 200 anos da Polícia Civil de PE, como também a medalha Mérito Policial Militar.

Dada à reputação ilibada, sendo alagoano de nascença, mas tendo contribuído como cidadão e profissional para os pernambucanos, é com satisfação que justificamos a concessão do Título de Cidadão Pernambucano ao Senhor Bruno Vital Mota de Andrade, razão pela qual solicito dos meus Pares a aprovação desta proposição.”

 

                            Diante do exposto, opino no sentido de que o parecer desta Comissão de Constituição, Legislação e Justiça seja pela aprovação do Projeto de Resolução nº 3212/2022, de autoria do Deputado Erick Lessa.

3. Conclusão da Comissão         

 

                                   Ante o exposto, tendo em vista as considerações expendidas pelo relator, opinamos pela aprovação do Projeto de Resolução nº 3212/2022, de autoria do Deputado Erick Lessa.

Histórico

[04/04/2022 12:17:09] ENVIADA P/ SGMD
[04/04/2022 15:28:32] ENVIADO PARA COMUNICA��O
[04/04/2022 15:28:41] ENVIADO P/ PUBLICAÇÃO
[05/04/2022 07:05:02] PUBLICADO





Informações Complementares






Esta proposição não possui emendas, pareceres ou outros documentos relacionados.