Brasão da Alepe

Parecer 8173/2022

Texto Completo

Comissão de Administração Pública

Projeto de Lei Ordinária Nº 2806/2021

Autor: Deputado Joaquim Lira

 

EMENTA: PROPOSIÇÃO QUE VISA A ALTERAR A LEI Nº 16.241, DE 14 DE DEZEMBRO DE 2017, QUE CRIA O CALENDÁRIO OFICIAL DE EVENTOS E DATAS COMEMORATIVAS DO ESTADO DE PERNAMBUCO, DEFINE, FIXA CRITÉRIOS E CONSOLIDA AS LEIS QUE INSTITUÍRAM EVENTOS E DATAS COMEMORATIVAS ESTADUAIS, originada de Projeto de Lei autoria do Deputado Diogo Moraes, a fim de incluir a Missa do Vaqueiro de Vitória de Santo Antão, município de Vitória de Santo Antão. ATENDIDOS OS PRECEITOS LEGAIS E REGIMENTAIS. NO MÉRITO, PELA APROVAÇÃO.

 

1. Relatório

 

Vem a esta Comissão de Administração Pública, para análise e emissão de parecer, o Projeto de Lei Ordinária No 2806/2021, de autoria do Deputado Joaquim Lira.

O Projeto de Lei versa sobre a inclusão, no Calendário Oficial de Eventos e Datas Comemorativas do Estado de Pernambuco, da Missa do Vaqueiro de Vitória de Santo Antão, município de Vitória de Santo Antão, a ser celebrada no último domingo do mês de outubro.

A proposição foi apreciada e aprovada na Comissão de Constituição, Legislação e Justiça, a quem compete analisar a constitucionalidade e a legalidade da matéria. Cabe agora a este colegiado discutir o mérito da demanda.

2. Parecer do Relator

2.1. Análise da Matéria

O Projeto de Lei ora em análise tem por objetivo incluir, no Calendário Oficial de Eventos e Datas Comemorativas do Estado de Pernambuco, a Missa do Vaqueiro de Vitória de Santo Antão, a ser celebrada no último domingo do mês de outubro no referido município.

Trata-se de um evento religioso que se configura como ato simbólico dos vaqueiros da região em homenagem a três vaqueiros mortos na luta com um touro no Pátio do Engenho Bento Velho, em frente à capela Santa Cristina, no ano de 2013.  Durante a cerimônia, pessoas de diversas idades, acompanham atentos os cânticos católicos e os tradicionais aboios, que ressaltam o trabalho no campo, a fé e a coragem do vaqueiro.

Em torno do espírito místico da figura do vaqueiro, o município de Vitória de Santo Antão já realizou seis edições da Missa do Vaqueiro. Além da missa, momento em que os vaqueiros e fiéis católicos recebem bênçãos, fazem suas preces e agradecem às graças alcançadas, é realizada uma procissão e programação cultural com cavalgada, competições e apresentação de aboiadores.

Portanto, é de interesse público a inclusão da Missa do Vaqueiro de Vitória de Santo Antão no Calendário Oficial de Eventos e Datas Comemorativas do Estado de Pernambuco, tendo em vista que o evento fortalece as tradições culturais, contribui com a divulgação do turismo religioso e promove o crescimento do comércio local.

2.2. Voto do Relator

Pelas razões expostas neste Parecer, esta relatoria entende que o Projeto de Lei Ordinária Nº 2806/2021 está em condições de ser aprovado por este colegiado técnico, pois é de interesse público a inclusão da Missa do Vaqueiro de Vitória de Santo Antão, importante evento de cunho religioso e cultural, no Calendário Oficial de Eventos e Datas Comemorativas do Estado de Pernambuco.

3. Conclusão da Comissão

Ante o exposto, tendo em vista as considerações expendidas pelo relator, opinamos no sentido de que seja aprovado o Projeto de Lei Ordinária No 2806/2021, de autoria do Deputado Joaquim Lira.

Histórico

[15/02/2022 10:20:05] ENVIADA P/ SGMD
[15/02/2022 17:54:53] ENVIADO PARA COMUNICA��O
[15/02/2022 17:54:57] ENVIADO P/ PUBLICAÇÃO
[16/02/2022 17:38:43] PUBLICADO





Informações Complementares






Esta proposição não possui emendas, pareceres ou outros documentos relacionados.