
Parecer 7653/2021
Texto Completo
Origem: Poder Legislativo
Autoria: Deputado Tony Gel
Parecer ao Projeto de Lei Ordinária nº 2925/2021, que denomina de Parque Mestre Manuel Eudócio, o Parque Ambiental Janelas para o Rio, no município de Caruaru. Atendidos os preceitos legais e regimentais. No mérito, pela aprovação.
1. Relatório
Submete-se ao exame desta Comissão de Educação e Cultura o Projeto de Lei Ordinária no 2925/2021, de autoria do Deputado Tony Gel.
Quanto ao aspecto material, o Projeto de Lei objetiva denominar de Parque Mestre Manuel Eudócio, o Parque Ambiental Janelas para o Rio, no município de Caruaru.
Em observância ao disposto no art. 220 do Regimento Interno desta Casa Legislativa, a proposição foi apreciada inicialmente pela Comissão de Constituição, Legislação e Justiça, sendo aprovada quanto aos quesitos de admissibilidade, legalidade e constitucionalidade. Cumpre agora a esta Comissão analisar o mérito da proposta.
2. Parecer do Relator
2.1. Análise da Matéria
O Projeto de Lei em análise tem como objetivo denominar de Parque Mestre Manuel Eudócio o Parque Ambiental Janelas para o Rio, no município de Caruaru.
Considerado o último discípulo do Mestre Vitalino, Manuel Eudócio Rodrigues foi um destacado ceramista e um dos maiores artistas populares de sua época. Nascido em 1931, foi criado durante toda sua vida no bairro do Alto do Moura, importante polo de produção de artesanato do município de Caruaru.
Seu primeiro contato com a arte feita com o barro se deu ainda na infância, junto aos seus familiares, que confeccionavam peças utilitárias, como panelas, potes e jarros. Ele, porém, modelava o barro para fazer seus próprios brinquedos.
Um dos marcos na vida do Mestre Manuel Eudócio ocorreu em 1948, quando conheceu o famoso Mestre Vitalino. Juntos com Zé do Caboclo, os três começaram a produzir esculturas em barro natural. Manuel sempre gostou de retratar em suas criações a cultura popular nordestina, como os cangaceiros, Lampião e Maria e Bonita, o casamento na roça e outros, mas nunca escondeu a sua verdadeira paixão, os bois, que se tornaram o grande símbolo de sua carreira.
Suas peças, que depois de manipuladas eram queimadas em forno, são conhecidas em todo Brasil e também no exterior. Uma delas, denominada “Família de Retirantes”, foi presenteada ao Papa Bento XVI pelo ex-presidente Lula. Em 2005, o Mestre Manuel Eudócio foi homenageado na Sala do Artista Popular do Museu do Folclore do Rio de Janeiro com a exposição “Manuel Eudócio – Patrimônio Vivo”, além de já ter sido também homenageado na Feira Brasileira de Artesanato (Febrarte), no Recife, entre outras ocasiões.
Mestre Eudócio faleceu em 13 de fevereiro de 2016, aos 85 anos, porém seu legado permanece por meio de três dos seus nove filhos, José Silvano, Luiz Carlos e Ademilson Rodrigues, que mantêm viva a arte do patriarca.
2.2. Voto do Relator
Tendo em vista a relevante contribuição para o desenvolvimento da arte e da cultura pernambucana, é justa a homenagem promovida por meio da denominação de Parque Mestre Manuel Eudócio ao Parque Ambiental Janelas para o Rio, no município de Caruaru, razão pela qual esta relatoria opina pela aprovação do Projeto de Lei Ordinária nº 2925/2021.
3. Conclusão da Comissão
Com base no parecer fundamentado do relator, este Colegiado considera que o Projeto de Lei Ordinária nº 2925/2021, de autoria do Deputado Tony Gel, está em condições de ser aprovado.
Histórico