Brasão da Alepe

Requerimento 4744/2022

Texto Completo

Requeremos à Mesa, ouvido o Plenário e cumpridas as formalidades regimentais, que seja formulado um voto de congratulações pelo 113º aniversário do Instituto Tavares Buril (IITB). 

Autor: Eriberto Medeiros

Justificativa

O presente requerimento visa congratular a passagem do 113º aniversário do Instituto Tavares Buril (IITB). O IITB foi criado em 1909 com o nome de Gabinete de Identificação e Estatística Criminal de Pernambuco, com a adoção do Sistema Datiloscópico desenvolvido por Juan Vucetich. Em 1947, o Gabinete de Identificação foi regulamentado pelo Ato 1649, determinando suas atribuições, dentre outras a de identificar criminalmente todas as pessoas mandadas pelas autoridades policiais ou judiciárias; civilmente todas as pessoas que necessitam de prova de identidade; reconhecer através de meios técnicos-científicos o reconhecimento, cadáveres desconhecidos; prestar informações sobre Antecedentes Criminais; realizar perícias em local de crime, quando requisitadas pelas autoridades policiais ou judiciárias.

Em 1974, passou a ser chamado Instituto de Identificação de Pernambuco. Em 1998, em homenagem ao então diretor João Tavares Pires Buril, pela sua dedicação, dirigindo a instituição ao longo de 26 anos, passou a ser chamado Instituto de Identificação Tavares Buril. 

Atualmente, o IITB possui 200 dactiloscopistas em sua sede, além de outros espalhados pelas diversas delegacias no Estado. Dentre os serviços prestados à sociedade pelo Instituto de Identificação Tavares Buril estão: Carteira de Identidade; Atestado Criminal; Representação Facial (Retrato Falado); Local de Crime (através do exame de identificação necro-papiloscópico); Identificação Neo Natal dentre outros. O Instituto é responsável pela emissão de 37 mil cédulas de Identidade, nove milhões de prontuários de registro civil e 400 mil prontuários criminais.

Ante o exposto, solicito aos meus ilustres pares a aprovação deste voto de congratulações pelo 113º aniversário do Instituto Tavares Buril (IITB).

Histórico

Eriberto Medeiros
Deputado


Informações Complementares

Status
Situação do Trâmite: PUBLICADO
Localização: SECRETARIA GERAL DA MESA DIRETORA (SEGMD)

Tramitação
1ª Publicação: 17/08/2022 D.P.L.: 20
1ª Inserção na O.D.: