
PROJETO DE RESOLUÇÃO 1447/2020
Submete a indicação da Oficina Cerâmica Francisco Brennand, em Recife, para concessão do Registro do Patrimônio de Pernambuco, nos termos do art. 278-B do Regimento Interno da Assembleia Legislativa.
Texto Completo
Art. 1º Submete a indicação da Oficina Cerâmica Francisco Brennand, em Recife, para concessão do Registro do Patrimônio de Pernambuco, nos termos do art. 278-B do Regimento Interno da Assembleia Legislativa.
Art. 2º Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação.
Justificativa
A Oficina Cerâmica Francisco Brennand é um museu de arte brasileiro localizado no Bairro da Várzea, na cidade do Recife. Foi criado pelo genial artista plástico pernambucano que dá nome ao conjunto arquitetônico, Francisco Brennand. Trata-se de um complexo monumental — museu e ateliê — com aproximadamente duas mil obras, entre esculturas, murais, painéis, pinturas, desenhos e objetos cerâmicos. A principal temática da obra de Francisco Brennand é a origem da vida e a eternidade das coisas. Possui diversas obras inspiradas na mitologia grega romana, história, fauna e flora, literatura dentre outros personagens.
São 15 km² de área construída. O complexo conta com espaços como a Academia (Pinacoteca), o Anfiteatro, o Salão de Esculturas, o Templo Central, o Templo do Sacrifício, o Estádio (espaço destinado à realização de eventos), auditório, capela Imaculada Conceição, projetada pelo arquiteto Paulo Mendes da Rocha, além de jardins projetados por Burle Marx. A Oficina Cerâmica Francisco Brennand surgiu no ano de 1971, nas ruínas da Cerâmica São João da Várzea, uma olaria datada do ano de 1917, fundada pelo pai de Francisco Brennand, o industrial Ricardo Lacerda de Almeida Brennand. A antiga fábrica de tijolos e telhas herdada pelo artista, instalada nas terras do Engenho Santos Cosme e Damião, no bairro histórico da Várzea, é cercada por remanescentes da Mata Atlântica e pelas águas do Rio Capibaribe, principal curso d'água do Recife. Lugar único no mundo, a Oficina Brennand constitui-se num conjunto arquitetônico monumental de grande originalidade, em constante processo de mutação, onde a obra se associa à arquitetura para dar forma a um universo abissal, dionisíaco, subterrâneo, obscuro, sexual e religioso.
A presença do artista no trabalho contínuo de criação confere à Oficina um caráter inusitado, identificando-a como uma instituição intrinsecamente viva e com uma dinâmica que torna imprevisíveis os rumos da arquitetura e da obra. Francisco de Paula Coimbra de Almeida Brennand nasceu em 11 de junho de 1927 no Recife, mesma cidade onde veio a falecer em 19 de dezembro de 2019, aos 92 anos. O artista enveredou pelos caminhos da arte aos 13 anos de idade, para se dedicar incessantemente ao oficio de pintor, desenhista e escultor que o tornou no dizer de Ferreira Goulart ”um ser cultural que habita o mundo que ele próprio criou”.
Sua formação, inicialmente acadêmica, realizada com artistas de Pernambuco, especialmente com o mestre do afresco Murilo La Greca, e o paisagista Álvaro Amorim, não o afastaram da liberdade de expressão, em que mantém até hoje o rigor do domínio técnico. Iniciando-se com pintor, aos 20 anos, Brennand participou do 6º Salão de Arte do Museu do Estado de Pernambuco, quando obteve o primeiro prêmio de pintura, com uma paisagem idealizada a partir das caminhadas no Engenho São João de propriedade do seu pai, intitulada de a “Segunda Visão da Terra Santa”. No ano seguinte participou novamente do Salão de Pernambuco enviando cinco quadros, obtendo simultaneamente o primeiro prêmio com a obra “Frade em Oração” e uma menção honrosa, esta por seu “Autorretrato como Cardeal Inquisidor”, inspirado pelo “Retrato do Cardeal Inquisidor Don Fernando Nino de Guevara”, de El Greco. Nos períodos compreendidos entre 1948-1949 e 1950-1952, Brennand viaja a Paris, aconselhado por Cícero Dias, e visita outros países europeus para estudar pintura e cerâmica (Itália), tendo convivido com artistas contemporâneos como Fernand Léger, frequentando aulas de pintura com André Lhote e ocupando-se também com visitas a galerias e museus. Francisco Brennand foi um artista consagrado e reconhecido no Brasil e no exterior, tendo recebido vários prêmios, como o Interamericano Gabriela Mistral, oferecido pela OEA, realizou diversas exposições nacionais e internacionais. Possui obras públicas por diversos estados brasileiros, instituições culturais e museus. Uma de suas obras mais conhecidas é o Mural Cerâmico das Indústrias Bacardi Export, em Miami.
Todos os dados da oficina cerâmica Franscisco Brennand estão em OFICINA Cerâmica Francisco Brennand (Recife, PE). In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2020. Disponível em: <http://enciclopedia.itaucultural.org.br/instituicao111857/oficina-ceramica-francisco-brennand-recife-pe>. Acesso em: 28 de Ago. 2020. Verbete da Enciclopédia.
ISBN: 978-85-7979-060-7. Também é possível encontrar em http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa3999/francisco-brennand.
Pernambuco é abençoado por ter em seu solo um espaço das artes com tanta magia e magnitude. Em cada visita a Oficina Cerâmica Francisco Brennand é um mergulho na história, na religião, nas ciências, no mundo rela e irreal que só a arte propicia. E só um gênio como Francisco Brennand poderia imagina-la, projeta-la, e fazê-la ser um dos mais emblemáticos e belos espaços das artes de todo o mundo.
E é do Brasil, é do Nordeste, é do Recife... E é de todos os Pernambucanos. E por isso, solicito aos Nobres Pares, a Aprovação deste Projeto de Resolução.
Histórico
Alessandra Vieira
Deputada
Informações Complementares
Status | |
---|---|
Situação do Trâmite: | PUBLICADO |
Localização: | SECRETARIA GERAL DA MESA DIRETORA (SEGMD) |
Tramitação | |||
---|---|---|---|
1ª Publicação: | 01/09/2020 | D.P.L.: | 5 |
1ª Inserção na O.D.: |