Brasão da Alepe

Requerimento 2722/2021

Texto Completo

Requeremos a Mesa, ouvido o Plenário e cumpridas as formalidades regimentais, que seja formulado Voto de Aplausos à Universidade de Pernambuco – UPE pela publicação dos números de atendimento do Complexo Hospitalar da Universidade de Pernambuco em 2020.

Autor: Waldemar Borges

Justificativa

Formado pelo Centro Integrado de Saúde Amaury de Medeiros – CISAM, pelo Hospital Universitário Oswaldo Cruz – HUOC e pelo Pronto-Socorro Cardiológico Universitário de Pernambuco - Prof. Luiz Tavares – PROCAPE, o Complexo Hospitalar da UPE, instalado na região central do Recife, é o destino médico de centenas de pernambucanos que buscam, na capital, a complementação do atendimento médico que, muitas vezes, os municípios não conseguem entregar aos seus cidadãos.

No último dia 05 de março, o magnífico reitor da Universidade de Pernambuco, prof°. Pedro Falcão, divulgou o resumo das atividades do Complexo Hospitalar. Somente em 2020, foram admitidos 28.692 pacientes para internamento e 886.131 procedimentos ambulatoriais foram realizados.

Em um ano marcado pela chegada da Covid-19 no mundo, o Complexo Hospitalar da UPE foi, e ainda é, um grande protagonista nas trincheiras da saúde pública estadual. Foram abertos 158 leitos de enfermarias e 66 leitos de UTI para tratar pacientes acometidos pelo novo coronavírus. Em 2020, o complexo foi responsável pelo internamento e isolamento clínico de mais de 2.600 pessoas contaminadas.

No campo do ensino, pesquisa e extensão, pilares que sustentam as universidades públicas do país, o Complexo Hospitalar também não se furtou de suas responsabilidades. Realizaram-se 142 eventos científicos, 734 projetos de pesquisa, em parceria com a Casa do Estudante de Pernambuco – CEP, além do V Simpósio do Complexo, que contou com mais de 2.300 inscritos. Também foram ofertados 47 programas de residência e especialização, sem contar com as 1.532 vagas práticas e estágios em graduação.

São números como estes que orgulham todos nós, pernambucanos e pernambucanas, quando sabemos que podemos contar com uma universidade pública de qualidade, que forma centenas de estudantes – das mais diversas regiões do nosso estado, para integrar um robusto corpo de profissionais a serviço da sociedade. Enquanto temos, infelizmente, um presidente da República que minimiza a ciência e estimula o pensamento retrógrado de setores obscurantistas, podemos ter fagulhas de esperança quando contamos com a Universidade de Pernambuco atuando incansavelmente.

Nesta oportunidade, e em nome da classe de estudantes e médicos, destacamos o jovem profissional Filipe Romário Rodrigues de Oliveira. Natural de Chã Grande, concluiu seus estudos na então Escola de Referência em Ensino Médio de Gravatá – EREMGRA. Aprovado no disputado curso de medicina da UPE, conseguiu a façanha de ter sido admitido nas modalidades do então vestibular tradicional e o Sistema Seriado de Avaliação – SSA. Também residente da CEP, atualmente o Dr. Filipe Oliveira cumpre residência médica no Hospital Metropolitano Norte Miguel Arraes – HMA, no município do Paulista.

Perante o exposto, solicito aos meus pares a aprovação deste requerimento.

Histórico

Waldemar Borges
Deputado


Informações Complementares

Status
Situação do Trâmite: ENVIADO_PARA_COMUNICACAO
Localização: SECRETARIA GERAL DA MESA DIRETORA (SEGMD)

Tramitação
1ª Publicação: 13/03/2021 D.P.L.: 7
1ª Inserção na O.D.: