
Parecer 5123/2021
Texto Completo
Origem: Poder Legislativo
Autoria: Deputada Teresa Leitão
Parecer ao Projeto de Lei nº 1838/2021, que declara o livreiro Tarcísio Pereira Patrono da Leitura Pernambucana. Atendidos os preceitos legais e regimentais. No mérito, pela aprovação.
1. Relatório
Submete-se ao exame desta Comissão de Educação e Cultura o Projeto de Lei Ordinária nº 1838/2021, de autoria da Deputada Teresa Leitão.
Quanto ao aspecto material, o Projeto de Lei em questão visa a declarar o livreiro Tarcísio Pereira Patrono da Leitura Pernambucana.
Em observância ao disposto no art. 220 do Regimento Interno desta Casa Legislativa, a proposição foi apreciada e aprovada pela Comissão de Constituição, Legislação e Justiça quanto aos quesitos de admissibilidade, legalidade e constitucionalidade. Cumpre agora a esta Comissão analisar o mérito da proposta.
Análise da Matéria
A propositura ora analisada tem o objetivo de declarar o livreiro Tarcísio Pereira Patrono da Leitura Pernambucana.
Tarcísio Pereira foi o fundador da icônica Livro 7, inaugurada em 27 de julho de 1970, na rua Sete de Setembro, no centro do Recife. Sua trajetória profissional teve início na Livraria Imperatriz, no ano de 1964, onde trabalhou como encarregado.
Desde então, de forma visionária, fez história no movimento cultural, intelectual e político do Estado de Pernambuco ao disponibilizar sua livraria como espaço para leitura em tempo real, sem o distanciamento do balcão. Por trinta anos, a Livro 7 foi palco de grandes lançamentos das obras de novos e renomados escritores, inclusive em época de censura editorial.
Tarcísio Pereira, graças ao seu empreendedorismo e amor pela literatura, tornou-se referência entre livreiros, influenciando gerações de estudantes, escritores e cineastas. A Livro 7, por sua vez, foi reconhecida pelo Guinness Book como a maior livraria nacional em tamanho e exemplares disponíveis (60 mil).
O homenageado recebeu da Academia Brasileira de Letras reconhecimento pelo “Mérito Cultural pela Divulgação da Literatura”, em 1990. Criou também o bloco carnavalesco de sátira política "Nóis sofre, mas nóis goza", com desfile nas ruas do centro do Recife, no Sábado de Zé Pereira.
Tarcísio Pereira ocupava o cargo de superintendente de Marketing e Vendas da Companhia Editora de Pernambuco (CEPE) até o dia 25 de fevereiro de 2021, quando faleceu aos 73 anos.
Sendo assim, diante de tão relevante trajetória, justifica-se a aprovação da homenagem de que trata a proposição analisada.
2.2. Voto do Relator
Haja vista a importância do reconhecimento público ao livreiro Tarcísio Pereira em razão de seu legado de promoção à cultura, bem como pelo significado simbólico da Livro 7, que marcou uma geração de intelectuais pernambucanos, esta relatoria opina pela aprovação do Projeto de Lei Ordinária nº 1838/2021.
Com base no parecer fundamentado do relator, este Colegiado considera que Projeto de Lei Ordinária n° 1838/2021, de autoria do Deputada Teresa Leitão, está em condições de ser aprovado.
Histórico