Brasão da Alepe

Parecer 4856/2021

Texto Completo

Projeto de Resolução nº 1831/2021

Autor: Deputado Clodoaldo Magalhães

 

PROPOSIÇÃO QUE VISA Conceder o Título Honorífico de Cidadão Pernambucano ao Médico Luiz Alberto Mattos.  INTELIGÊNCIA DOS ARTS. 199, X E 271 A 275 DO REGIMENTO INTERNO DESTE PODER LEGISLATIVO. ATENDIDOS OS PRESSUPOSTOS CONSTITUCIONAIS, LEGAIS E REGIMENTAIS. PELA APROVAÇÃO.

 

  1. Relatório

Vem a esta Comissão de Constituição, Legislação e Justiça, para análise e emissão de parecer, o Projeto de Resolução nº 1831/2021, de autoria do Deputado Clodoaldo Magalhães, que visa conceder o Título Honorífico de Cidadão Pernambucano ao Médico Luiz Alberto Mattos.

É o relatório.

2.Parecer do Relator

 

A presente proposição vem arrimada no art. 199, X, do Regimento Interno deste Poder Legislativo.

 

O Projeto apresenta a seguinte justificativa, in verbis:

 

 “ O médico, professor universitário e superintendente do Hospital das Clinicas da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Luiz Alberto Reis Mattos Junior, nasceu no dia 02 de março de 1974, na cidade de Maceió, capital do Estado das Alagoas.

     O Dr. Luiz Alberto Mattos, como é conhecido entre seus pares e pela sociedade pernambucana, mudou-se para o Recife ainda muito novo, aos 2 anos de idade, acompanhando sua mãe, Iva Tavares da Costa Mattos, e o seu pai, Luiz Alberto Reis Mattos, especialista do setor energético com longa ficha de serviços prestados à Chesf.

     Casou-se no Recife, tendo como fruto da união dois filhos, os gêmeos Benjamin e Maria Luísa.

    Realizou o colegial no Salesiano, teve sua formação em medicina pela Universidade Federal de Pernambuco entre os anos de 1992 e 1998, ainda no meio de sua graduação, em 1996, o Dr. Luiz Alberto Mattos teve a oportunidade de participar de um programa de extensão na Universidade do Texas, nos Estados Unidos, em oncologia, área pela qual já demonstrava grande interesse e em que se tornou um dos mais renomados profissionais de nosso Estado e do Brasil.

     Após uma primeira especialização no Hospital Universitário Oswaldo Cruz (HUOC), da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade de Pernambuco (UPE), o Dr. Luiz Alberto Mattos residência em Oncologia pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA), entre 2001 e 2004.

     Desde que finalizou essa pós-graduação, o médico atuou, também, no Hospital das Clínicas da USP, até 2006, quando iniciou seu mestrado pela Fundação Antônio Prudente / Hospital A.C.Camargo Cancer Center, em São Paulo.

     Também a partir de 2006, o Dr. Luiz Alberto Reis Mattos Junior passou a atuar como oncologista e preceptor de residentes no HUOC, da UPE. Pela universidade pernambucana, inclusive, o médico obteve MBA de gestão de serviços de saúde e administração hospitalar. 

     No ano de 2010, o Dr. Luiz Alberto Mattos ingressou, como médico oncologista, no quadro do Hospital das Clínicas da UFPE (HC), e, a partir de 2013, passou a chefiar Unidade de Oncologia e Hematologia da renomada entidade de saúde e ensino.

     Desde 2016, ele também é professor do curso de Medicina da UFPE, bem como pesquisador no Laboratório de Imunopatologia Keizo Asami, o Lika, tendo realizado, entre 2014 e 2018, seu doutorado pela mesma instituição universitária.

     Em paralelo a todas essas atividades, o médico Luiz Alberto Mattos também apresenta, em seu currículo, diversos programas de capacitação realizados em instituições renomadas internacionalmente, a exemplo da Mayo Clinic (Estados Unidos) e da Universidade de Oxford (Reino Unido), além de ser membro da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC), da Sociedade Europeia de Oncologia Clínica e da Sociedade Americana de Oncologia Clínica.

     Trata-se, portanto, de um profissional em constante capacitação, reconhecido por seus pares pela sua capacidade técnica em seu campo de atuação, bem como gestor.

    Por reunir todas essas competências, durante o desafiador ano de 2020, marcado pela pandemia provocada pelo novo coronavírus, o Dr. Luiz Alberto Mattos foi indicado pelo reitor da UFPE para assumir o cargo de Superintendente do Hospital das Clínicas da universidade.

     À frente da unidade pernambucana da rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, o HC foi reconhecido como melhor filial da rede EBSERH na categoria sustentabilidade financeira, mostrando que é possível aliar gestão pública com qualidade e eficiência.

     Entretanto, o mais importante a se destacar é que, sob a administração do Dr. Luiz Alberto Mattos, o Hospital das Clínicas da UFPE tem respondido, de maneira resolutiva, às demandas de saúde da população pernambucana, sobretudo no cenário da pandemia, ao mesmo tempo em que tem garantido o exercício da vocação do HC na formação de profissionais de saúde de alta qualificação e na realização de pesquisas.

     Tendo em vista, dessa forma, toda a trajetória do Dr. Luiz Alberto Mattos em favor do povo pernambucano, como médico oncologista e gestor, solicito o apoio dos nobres pares para a aprovação do presente Projeto de Resolução.”

 

Diante do exposto, opino no sentido de que o parecer desta Comissão de Constituição, Legislação e Justiça seja pela aprovação do Projeto de Resolução nº 1831/2021, de autoria do Deputado Clodoaldo Magalhães.

 

3. Conclusão da Comissão

 

Ante o exposto, tendo em vista as considerações expendidas pelo relator, opinamos pela aprovação do Projeto de Resolução nº 1831/2021, de autoria do Deputado Clodoaldo Magalhães.

Histórico

[08/03/2021 14:34:09] ENVIADA P/ SGMD
[08/03/2021 16:41:35] ENVIADO PARA COMUNICA��O
[08/03/2021 16:41:39] ENVIADO P/ PUBLICAÇÃO
[09/03/2021 11:14:48] PUBLICADO





Informações Complementares






Esta proposição não possui emendas, pareceres ou outros documentos relacionados.