Brasão da Alepe

Requerimento 2440/2020

Texto Completo

Requeremos à Mesa, ouvido o Plenário e cumpridas às formalidades regimentais seja enviado um VOTO DE CONGRATULAÇÕES ao município de IGARASSU pelos seus 485 anos de emancipação política, no dia 27 de Setembro de 2020. 

Autor: Guilherme Uchoa

Justificativa

Igarassu está em festa! A Cidade histórica e de beleza natural, está completando neste ano de 2020, 485 anos, e segundo a tradição, foi emancipada em 27 de setembro de 1535, após a vitória dos portugueses sobre os índios Caetés e por ordem do Capitão Afonso Gonçalves – que mandou erigir no local da vitória uma capela votiva consagrada aos Santos Cosme e Damião – hoje considerada a mais antiga do Brasil.

 Em 1516, entretanto, já os portugueses, através de Cristóvão Jacques, fundaram – no Sítio dos Marcos – a feitoria de Pernambuco, então um dos mais conhecidos ancoradouros do litoral brasileiro e significativo ponto de contato entre ameríndios e europeus.

Nesta data de 27 de setembro é comemorada a festa dedicada aos Santos gêmeos Cosme e Damião, médicos e venerados por todos na cidade.

Por ordem de Duarte Coelho, ali foi instalado um marco de pedra, para servir de ponto divisório entre as capitanias de Pernambuco e de Itamaracá, dando início ao processo de colonização no Brasil. Em 1537, foi fundada a Vila de Iguarassú, e hoje o município é considerado o primeiro núcleo de povoamento do país.

A palavra Igarassu, que deu origem ao nome da cidade é oriunda do tupi e significa: Igara = Canoa; Assu = Grande. Os historiadores acreditam que o nome teria vindo da exclamação de surpresa dos índios ao avistarem as grandes caravelas portuguesas.

Para Manoel da Costa Honorato, entretanto, o nome deriva “… de três palavras índias: Hi ou Ig= Água ou Rio; Guara= Ave aquática; e Açu= Grande” Desta forma, a palavra Igarassu significaria Rio dos Grandes Pássaros, em alusão as embarcações que demandavam ao Porto do Sítio dos Marcos, durante os primeiros trinta e cinco anos de nossa história.

Em sua maioria e de arquitetura barroca, os casarios de Igarassu compõem um acervo cultural riquíssimo. Os Conventos de bela arquitetura barroca, possuem ainda museus com inúmeras obras de arte de reconhecimento internacional.

O passado de Igarassu é marcado pela sua participação em lutas libertárias, como a Revolução Praieira, quando as tropas do coronel Manuel Pereira de Morais ficaram instaladas no Convento de Santo Antônio, construído em 1588 pelos franciscanos. Hoje, no local, funciona o Museu Pinacoteca, que guarda um dos acervos mais representativos da pintura colonial brasileira.

Isto posto, rogo dos ilustres pares desta Casa de Joaquim Nabuco a aprovação deste VOTO DE CONGRATULAÇÕES por considerar uma justa homenagem a este município histórico.

Histórico

Guilherme Uchoa
Deputado


Informações Complementares

Status
Situação do Trâmite: ENVIADO_PARA_COMUNICACAO
Localização: SECRETARIA GERAL DA MESA DIRETORA (SEGMD)

Tramitação
1ª Publicação: 09/10/2020 D.P.L.: 12
1ª Inserção na O.D.:




Esta proposição não possui emendas, pareceres ou outros documentos relacionados.